sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Pilotos da NWA esquecem de pousar nos EUA


Pilotos se distraem durante voo e esquecem de pousar; FBI investiga

Avião da Northwest Airlines; pilotos se distraem durante vôo e se esquecem de pouso
Avião da Northwest Airlines; pilotos se distraem durante vôo e esquecem de pouso









A agência e o o FBI [polícia federal americana] interrogaram a tripulação e abriram uma investigação sobre o incidente. "Os pilotos alegaram que estavam em meio a uma discussão animada sobre o futuro da companhia e se distraíram", informa um comunicado da NTSB.

A agência disse ontem, após o incidente, que iria rever as informações de voo do avião e a gravação de vozes dos pilotos. Entre outras questões, será analisada a fadiga da tripulação para ver se os pilotos estavam cansados. Em terra, o temor de um sequestro teve início quando os controladores aéreos perderam o contato de rádio com os dois pilotos do Airbus A 320.

A preocupação era tamanha que quatro caças da Força Aérea foram colocados em alerta, mas não chegaram a decolar, segundo o jornal "Minneapolis Star-Tribune". Mais de 240 km depois de Minneapolis os pilotos perceberam o esquecimento. Eles restabeleceram o contato com a torre de controle e pediram permissão para fazer um giro de 180 graus, retomando a rota e pousando posteriormente sem enfrentar problemas.


Alertas
De acordo com a NTSB, o incidente é extremamente inusitado, considerando que os pilotos devem ter recebido inúmeros alertas no momento em que se aproximaram e passaram do destino --tanto avisos automáticos da aeronave quanto contatos dos controladores aéreos.

No entanto, ambos supostamente só perceberam o erro quando uma comissária de bordo contatou a cabine por meio do sistema de comunicação interna do avião, segundo fontes da investigação citadas pela agência Associated Press.

Neste momento, a aeronave já sobrevoava Eau Claire, no Estado de Wisconsin, e os pilotos estavam sem manter contato com a torre de controle por mais de uma hora. Os dois pilotos foram suspensos das tarefas na Delta Air Lines --companhia controladora da Northwest-- enquanto uma investigação interna é concluída, afirmou Anthony Black, porta-voz da companhia com base em Atlanta.

O porta-voz da NTSB, Keith Holloway, disse que não se sabe ao certo se os dois podem ter dormido. A investigação pode demorar vários meses para ser concluída.

com Reuters e Associated Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!