sábado, 26 de dezembro de 2009

Nigeriano tenta ativar bomba em avião nos EUA


Abdul Farouk Abdulmutallab, de 23 anos, levava explosivo amarrado na perna

Do R7, com agências internacionais

AFP
Foto por AFP
Nigeriano tentou acionar explosivo dentro de avião que levava 278 pessoas a Detroit, nos Estados Unidos; homem está na lista de suspeitos de terrorismo

O FBI interrogou o nigeriano Abdul Farouk Abdulmutallab, de 23 anos, e informou que ele tinha a intenção de derrubar o avião. O incidente aconteceu nesta sexta-feira (25), quando o homem tentou acionar um explosivo durante voo da companhia americana Delta, que viajava de Amsterdã a Detroit e levava 278 pessoas a bordo.

O passageiro Jasper Schuringa disse à CNN que ele ajudou a controlar e a isolar o nigeriano:
- Percebi que ele estava com um explosivo nas pernas e estava tranquilo enquanto todos já estavam em pânico. Tirei o artefato dele e tentei apagar o fogo.
Outro passageiro Syed Jaf, que estava na poltrona 16G, contou à CNN que quando o avião se preparava para o pouso todos ouviram um estouro:
- Depois de alguns segundos houve um clarão e chamas. As pessoas que estavam próximas entraram imediatamente em pânico.
Abdul afirmou ao FBI que agiu por ordem da al-Qaeda, mas, segundo informações iniciais, o suspeito estava agindo sozinho e não tem conexões formais com organização de grupos terroristas, informa a CNN.
Ao tentar acionar o explosivo, ele foi dominado pela tripulação, e o piloto fez um pouso normal, com 21 minutos de atraso. Abdul afirma ter comprado os explosivos no Iêmen.
A Casa Branca considera o incidente uma tentativa de ataque terrorista, segundo informa The Washington Post.
Em princípio, se pensava que o homem tinha disparado fogos de artifício no interior do avião, mas posteriormente as autoridades confirmaram que a bomba que tentou ativar era um dispositivo incendiário, considerada de menos potência que um explosivo.
O nigeriano, que foi rendido e posto à disposição da justiça, sofreu queimaduras leves, pelas quais foi tratado em um hospital. Alguns dos 278 passageiros do voo também sofreram ferimentos menores.
O voo pôde aterrissar normalmente em seu destino, apesar do aparelho ter sido desviado para uma área remota do aeroporto para ser inspecionado. O presidente americano, Barack Obama, que está de férias no Havaí com sua família, foi informado por telefone do incidente, e pediu que as precauções sejam extremadas em todos os voos, segundo disse seu porta-voz, Bill Burton.
Por enquanto, as autoridades americanas não decidiram elevar o alerta terrorista, que está no nível laranja, o segundo de cinco níveis. No entanto, o departamento de Segurança Nacional emitiu um comunicado no qual adverte que os passageiros aéreos podem observar um aumento nas medidas de controle para "melhorar a segurança nos voos domésticos e internacionais".

A porta-voz do FBI, Sandra Berchtold, confirmou que a agência iniciou uma investigação. O protagonista do incidente estudou engenharia na University College London, informa as redes ABC News e NBC News.

Embora o nome do nigeriano não esteja incluído na lista da Agência de Segurança do Transporte de quem não pode viajar, seu nome aparece na lista do governo americano de suspeitos de terrorismo.
Segundo as autoridades, o homem conseguiu passar pelos controles ao levar o material amarrado nas pernas com uma fita adesiva.
Já no avião, utilizou uma seringa para misturar os produtos químicos que levava. No entanto, não conseguiu concluir o processo porque alguns passageiros advertiram sobre o cheiro de queimado no interior do aparelho, avançaram sobre o nigeriano e conseguiram rendê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!