domingo, 7 de março de 2010

A TECNOLOGIA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL AS INVENÇÕES QUE MUDARAM O RUMO DO MAIOR CONFLITO ARMADO DA HISTÓRIA


CASA DO SABER RIO - http://www.casadosaber.com.br/rio
Telefone: (21) 2227-2237 / 222-SABER
  
A TECNOLOGIA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
AS INVENÇÕES QUE MUDARAM O RUMO DO MAIOR CONFLITO ARMADO DA HISTÓRIA
Vários

O mundo de hoje poderia ser bem diferente se algumas das tecnologias e invenções da Segunda Guerra Mundial não tivessem surgido – e se outras tivessem chegado mais cedo ao front de batalha. Viagens de avião transcontinentais, radares, energia nuclear, computadores e conquistas espaciais – instrumentos para o progresso da humanidade em tempos de paz – são consequências diretas de um legado tecnológico que forjou as armas mais mortíferas projetadas até então. Esse ciclo de encontros, com mediação do blogueiro e jornalista Beto Largman, reúne três estudiosos que vão mostrar a evolução da tecnologia de guerra do Exército, da Marinha e da Força Aérea das nações que definiram o conflito cujo término completa 65 anos em maio de 2010.

Coordenação: Beto Largman


09 MAR | 1. NA TERRA, A NOVA ARTE DA GUERRA – EXÉRCITO 
O impacto da tecnologia sobre as operações terrestres: o “conflito de mobilidade”, transformando radicalmente a arte da guerra. O complexo industrial bélico, a evolução dos blindados, da artilharia e das armas automáticas da Infantaria: o diferencial tecnológico no combate. Quais foram as transferências para uso civil dos avanços na engenharia militar, na logística e na produção em massa. A energia nuclear para fins pacíficos a partir da poderosa bomba atômica. A contribuição da eletrônica militar para o desenvolvimento do radar como auxílio à navegação, da tecnologia de comunicação e da evolução da válvula para o estado sólido. Da criptografia ao computador. Os benefícios para a Medicina e para a indústria de alimentos. 
Beto Largman, Israel Blajberg 

16 MAR | 2. NO MAR, AS INCRÍVEIS INVENÇÕES DE COMBATE – MARINHA 
Quando o conflito começou, os encouraçados eram os “reis dos mares”. Mas o desenvolvimento da guerra decretou o fim de uma era, mostrando as vantagens de uma classe de navios que viria a se tornar sinônimo de poder nos oceanos: os porta-aviões. Também debaixo d’ água a tecnologia Desenvolvida no período entreguerras rendeu frutos: sem contar com porta-aviões e incapaz de rivalizar com os ingleses em número de unidades pesadas, a Marinha alemã apostou todas as suas fichas nos submarinos, chamados U-Boats. O desembarque na Normandia pelas tropas aliadas exigiu invenções incríveis, como tanques que flutuavam, veículos anfíbios e barcaças especialmente projetadas para o famoso “Dia D”. 
Beto Largman, Marcio MaC Culloch Jr 

23 MAR | 3. NO AR, EVOLUÇÃO DE AERONAVES E FOGUETES – FORÇA AÉREA 
A evolução da aviação e seus sistemas de armas entre 1939 e 1945, com destaque para o emprego de caças, bombardeiros, foguetes e outras tecnologias de propulsão. A importância das modificações na indústria aeronáutica aceleradas pela guerra e que repercutem até nossos dias. Análise dos vários tipos de aeronaves e sua influência no aprimoramento do design aeroespacial, inclusive na tecnologia stealth. O emprego de foguetes como arma aérea e o desenvolvimento de motores a reação na Aeronáutica pelos aliados e os alemães. 
Beto Largman, João Henrique Barone 

Beto Largman. Jornalista especializado em Tecnologia, Internet e Design, comanda o blog Feira Moderna, no Globo Online. Gerenciou projetos inovadores ligados à Tecnologia, Comunicação, Mídias Eletrônicas, Arte e Cultura. Foi blogueiro do portal Mundo Oi e colunista do programa "Qual é a boa?", exibido no canal Multishow. É colaborador das revistas "Época", "Época Negócios" e "Digital" (do jornal O Globo)e curador do Descolagem, projeto que inclui uma série de eventos que discutem os impactos da Tecnologia na sociedade realizados no Núcleo Avançado em Educação (NAVE), no Rio de Janeiro. 

Israel Blajberg. Engenheiro de Planejamento do BNDES e professor da Escola da Engenharia da UFF. Diplomado pela Escola Superior de Guerra e Yad Vashem (Jerusalém). Autor de "Soldados que vieram de longe". Colabora em "A Defesa Nacional", "Verde-Oliva" e outras. Ex-aluno do CPOR, diretor da Casa da FEB, do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB) e 3º vice-presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB). 

Marcio MaC Culloch Jr. Jornalista, editor e coordenador de diversos projetos de comunicação on-line, Marcio é apaixonado por assuntos militares, especificamente História Naval e Segunda Guerra Mundial. Filho de um oficial da Marinha, desde criança é ávido leitor de textos especializados e, aos poucos, esse interesse se extende para filmes, documentários, séries de televisão, sites na internet e games para computador. É coordenador de projetos do Infoflobo. 

João Henrique Barone. Jornalista ilustrador, cenógrafo e diretor. É pesquisador da História da Aviação na Segunda Guerra Mundial. Tem trabalhos de museografia realizados em duas salas no Museu Aeroespacial da FAB e outras no Centro Cultural da Marinha, em São Paulo, e na Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro. É autor do livro "Overlord", sobre as operações aéreas durante a batalha da Normandia, com prefácio escrito pelo ás franco-brasileiro Pierre Clostermann. Está produzindo o Documentário "Jambock’s", que conta a história do 1º Grupo de Aviação de Caça, de sua chegada da campanha da Itália até os dias de hoje. 

Início: 09 MAR
Duração: 3 encontros
Dias/horários: Terças-Feiras, às 20h (09/03, 16/03, 23/03)
Valor: R$ 125,00 na inscrição + 1 parcela de R$ 160,00
Inscrições:

Tel.: (21) 2227-2237 / 222-SABER
Horário de funcionamento: 11h às 20h

Av. Epitácio Pessoa, 1164 - Rio de Janeiro - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!