quarta-feira, 9 de junho de 2010

Ministério da Defesa completa 11 anos e abre comemorações com exposição de imagens sobre Haiti


Ministério da Defesa completa 11 anos e abre comemorações com exposição de imagens sobre HaitiO ministro da Defesa, Nelson Jobim, deu início na segunda-feira (7/6) às comemorações dos 11 anos de criação do Ministério da Defesa, a serem completados no dia 10 de junho, com a abertura da exposição fotográfica – “OLHAR DEFESA – Cenas do Haiti”.

A exposição, aberta ao público, foi instalada em frente à sede do Ministério (Esplanada dos Ministérios, Bloco Q), com 42 fotos da participação de militares brasileiros na Missão de Paz, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) naquele país.

“Vemos que certas fotos mostram exatamente a relação de amizade e de integração dos nossos soldados com as crianças, com as mulheres, enfim, com a população do Haiti e o auxílio que estamos prestando àquela região”, afirmou o ministro.

Para Jobim, dois ensinamentos podem ser tirados da mostra. “Primeiro, é uma operação real o que mostra que também nas operações que são humanitárias os brasileiros são competentes. As Forças Armadas não são formadas apenas para combate. Elas são para combate, como atividade para preservação da soberania nacional, mas, sabem lidar com os não-combatentes”, explicou.

Outro objetivo da exposição é homenagear os que morreram em causa da paz, como os 20 brasileiros, entre eles, 18 militares que perderam suas vidas no terremoto do último 12 de janeiro, que matou mais de 200 mil pessoas e devastou aquele país.

O Brasil lidera a missão de paz no Haiti desde maio de 2004. Sob comando da ONU, os militares ajudam a manter a paz e a reconstruir, em colaboração com outras instâncias do governo brasileiro.

Durante a abertura da exposição, estiveram presentes autoridade civis e militares do Ministério da Defesa. Quem quiser conferir a exibição, registrada sob as lentes dos fotógrafos Elio Sales e Tereza Sobreira, da Assessoria de Comunicação do MD, deve comparecer à entrada do prédio do Ministério da Defesa, na Esplanada dos Ministérios, até o dia 17 de junho.

Eventos comemorativos dos 10 anos do MD:

- 08/06/2010:
Bandas Militares (Pátio do MD)
. 8h30 a 9h30 – Força Aérea Brasileira
.11h30 a 12h30 – Exército Brasileiro
.16h00 a 17h00 – Marinha do Brasil

- 10/06/2010: (Pátio do MD)
.14h30 - Formatura militar
- Condecorações
- Mérito Funcional

- 19/06/2010:
9h - Corrida e caminhada (Local: SMU)

Saiba mais em www.defesa.gov.br
Fonte: Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!