segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Eurocopter inicia provas do helicóptero híbrido demonstrador de alta velocidade X3



X-3, The Revolution in The Skyes!!!!!

A Eurocopter iniciou as provas em voo do demonstrador X3 pertencente a sua inovadora concepção de helicóptero híbrido de alta velocidade e grande autonomia (H3, na língua ingleas), que combina excelentes qualidades de decolagem e aterrizagem verticais com altas velocidades de cruzeiro, superiores a 220 nós (cerca de 400 km/h).

O demonstrador X3 dispõe de dois motores turbohélice que impulsionam um sistema de rotor principal de cinco pás, assim como duas hélices montadas em asas fijxas de curta envergadura. Nasce assim um avançado sistema de transporte que oferece toda a velocidade das aeronaves propulsadas por turbohélices e toda a capacidade de voo estacionário dos helicópteros. A concepção foi desenvolvida sob medida para aplicação quando os custos operacionais, a duração de voo e o êxito da missão dependem diretamente da velocidade máxima de cruzeiro.

A configuração H3 foi idealizada para um amplo leque de emprego, entre estes: missões de busca e salvamento (SAR) a grande distância, operações de guarda costeira, missões de patrulha de fronteiras, transporte de passageiros e serviços de ponte aérea entre cidades. É também adequada para missões militares nas operações de forças especiais, transporte de tropas, C-SAR (combate) e evacuação médica, beneficiando-se todas as características combinadas da aeronave híbrida, assim a maior velocidade de cruzeiro integrada às excelentes características de decolagem e aterrizagem verticais.

“A inovação se faz no ponto central da estratégia da Eurocopter, que se orienta em manter a liderança no mercado global de helicópteros. E o demonstrador X3 constitui-se um elemento chave na rota de nossa inovação”, afimou Lutz Bertling, presidente CEO da Eurocopter. “Os equipamentos da Eurocopter têm necessitado de menos de três anos desde a concepção ao primeiro vôo, como é o caso do helicóptero híbrido, o que prova sua perícia, capacidade e dedicação para definir o futuro das aeronaves de asas rotatórias”.

O primeiro voo do demonstrador X3 ocorreu, em 6 de setembro no sul da França, no Centro de Testes de Istres, da DGA, um ambiente controlado e seguro, operado pela Délégation Générale de l’Armement. Os ensaios iniciais continuarão até dezembro, com potência reduzida e as manobras em irão ampliando-se progressivamente até velocidades de 180 nós (cerca de 320 km/h). Após um período de avaliações e aperfeiçoamentos, os voos do X3 reiniciarão em março de 2011, com objetivo de alcançlar a meta de desenvolver as velocidades sustentadas superiores a 220 nós (+400km/h).



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