sexta-feira, 26 de março de 2010

FIDAE 2010 - O EVENTO DA SOLIDARIEDADE

FIDAE 2010 - O EVENTO DA SOLIDARIEDADE

SANTIAGO - CHILE - MARÇO DE 2010
FOTOS: FIDAE PRESS ROOM, PATRICKS AVIATION, EAGLE EYE PICTURES
AS-350 B3 "FIREFIGHTER"

LOS HALCONES
TIGER III FACH
F-16 BLOCK-50 CHARLIE
F-16 MLU ALPHA
F-16 MLU CHARLIE
EUROCOPTER COUGAR MK-8
C-17 GLOBEMASTER III
EUROFIGHTER TYPHOON & SCALP AG
F-22 RAPTOR "DOMINATOR"
F-22 RAPTOR "DOMINATOR"
F-22 RAPTOR "DOMINATOR"
F-22 RAPTOR "DOMINATOR"
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F-22 RAPTOR "DOMINATOR"
F-22 RAPTOR "DOMINATOR"
F-22 RAPTOR "DOMINATOR"

FIDAE 2010 - SOLIDARIEDADE

Danos causados por terremoto no 
Chile equivalem a 17% do PIB
Santiago do Chile (EFE).- As perdas provocadas pelo terremoto de 27 de fevereiro no Chile somam pelo menos US$ 30 bilhões, segundo o Governo do país, montante equivalente a 17% do Produto Interno Bruto (PIB) local.
A cifra foi divulgada nesta sexta-feira em entrevista coletiva pelo novo presidente do Chile, Sebastián Piñera, e coincide com a estimativa mais alta feita pouco depois da tragédia por consultorias americanas.
"O dano patrimonial causado pelo terremoto vai ser próximo de US$ 30 bilhões. Estou falando de imóveis destruídos, hospitais colapsados, escolas com graves danos, danos a nosso aparelho produtivo e nossa infraestrutura e muitas outras coisas", explicou Piñera.
O presidente chileno disse que houve erros por parte do Governo da agora ex-governante Michelle Bachelet ao lidar com o terremoto e o tsunami que atingiu o litoral chileno, os quais serão analisados mais adiante.
"É necessário que o Chile esteja muito melhor preparado para enfrentar adversidades e tenha um sistema de alarme avançado para tomar decisões que salvem vidas", afirmou Piñera, que assumiu a Presidência ontem.
Os acontecimentos imediatamente seguintes ao terremoto "demonstraram que o sistema de alarme tem que ser aperfeiçoado, e também o sistema de ajuda oportuna, que inclui a manutenção da ordem pública e o fornecimento dos bens básicos", disse o presidente chileno.
Além disso, Piñera anunciou a entrada em vigor de um plano que será financiado por meio da criação de um fundo de reconstrução e desenvolvimento.
Este programa, que será aprovado nos próximos dias, será financiado após cortes no gasto público e o uso de parte dos US$ 25,87 bilhões que o Chile tem em reservas internacionais.
Também estão previstos empréstimos nos mercados internacionais, dado que o nível de dívida externa do Chile é muito baixo, "ao contrário de alguns países europeus", comentou Piñera.
Além disso, o alto preço do cobre - que fechou a US$ 3,3 por libra nesta semana - contribuirá com receitas adicionais para o plano de reconstrução.

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Eventos neste final de semana

BRASILEIRO NA RED BULL AIR RACE -1ª ETAPA ABU DHABI

PILOTO ADILSON KINDLEMAN TENTA AMANHÃ
 CLASSIFICAÇÃO PARA  PRIMEIRA ETAPA 
DO MUNDIAL DE CORRIDA AÉREA

Brasileiro terá nova chance de 
buscar uma vaga na repescagem de sábado
FOTO: Red Bull Air Race Press Room

O brasileiro Adilson Kindlemann terá de esperar até amanhã (27) para saber se estará ou não entre os 12 pilotos que competirão neste sábado na primeira etapa da Red Bull Air Race, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Esta manhã,  Kindlemann não conseguiu garantir vaga no treino de classificação que leva os 10 melhores direto para a corrida. Junto com outros quatro pilotos, ele disputará a repescagem. Dos cinco, apenas dois seguirão para a disputa principal, marcada para as 7h, horário de Brasília.

No primeiro treino de classificação oficial Adilson ficou com a 14ª colocação entre os 15 pilotos, com melhor volta em 1:38.91, obtida em sua segunda passagem na sessão de hoje (26/3), sendo 12s por penalidades (ou seja, o tempo real de Kindlemann foi de 1:26.91). Ainda se adaptando aos desafios do mundial e também ao clima em Abu Dhabi,  Adilson já vê uma evolução em relação aos primeiros voos. O brasileiro ficou satisfeito com sua atuação, já que garantiu uma volta válida pelo circuito. Na primeira, ele acabou desclassificado por “Course Deviation”, ou desvio de curso, uma penalidade comum no apertado circuito de Abu Dhabi.

Segundo Kindlemann, seu principal objetivo nessa primeira etapa é mostrar aos diretores de prova da Red Bull Air Race que é  capaz de competir com segurança. O brasileiro destacou ainda que este será um ano de aprendizado.   “Estou entrando no circuito a 330km/h, mais de 30km/h abaixo dos líderes, propositadamente, justamente para deixar claro que não estou forçando demais, já que meu objetivo é aprender. Mesmo assim, deu para sentir que nosso avião tem um ótimo potencial para andarmos mais rápido nas próximas etapas”.

Para brigar por um lugar entre os 12 melhores, Adilson Kindlemann terá de enfrentar na repescagem de amanhã o russo Sergey Rakhmanin, o tcheco Martins Sonka, o canadense Pete McLeod e o espanhol Alejandro Maclean.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Anac quer liberar Pampulha para voos com mais de 50 passageiros



Aeroporto da Pampulha
Fechado para voos de médio e grande de porte há cinco anos, o aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, deve retornar aos bons tempos. A Anac decidiu suspender as restrições de operação que impediam que voos com aviões com capacidade superior a 50 passageiros pousassem lá.
Com isso, os principais voos para a cidade acabaram transferidos para Confins o que tornou Pampulha apenas um espaço para empresas de táxi- aéreo e manutenção.
Apesar da liberação da Anac, o reinício de operações em Pampulha só deverá ocorrer após a finalização de um estudo sobre a capacidade do aeroporto.

KC-390 : PREPARAÇÃO PARA VOOS MAIORES DA EMBRAER?

Embraer planeja jatos maiores
Um dos principais estudos seria 
uma nova classe de aeronaves 
com maior capacidade 
que a família E-170/190
Fonte: Airway

Nem crise nem demissões têm impedido que a Embraer enxergue mais longe. A empresa estuda pacientemente uma nova família de aeronaves comerciais, mas reconhece que o momento não é oportuno para decidir pelo lançamento de um programa desse porte.
Em entrevista à revista Flight International, concedida durante a FIDAE 2010, o presidente da Embraer, Fred Curado, reconheceu que existem várias possibilidades a seguir. A mais coerente seria uma nova família de jatos maiores que o E-195 para competir com os CS da Bombardier. Mas há outras ideias como um novo derivado mais avançado da própria família E-170 ou mesmo turboélices.
“Há companhias que são contra os turboélices, mas existem empresas totalmente favoráveis”, disse Curado à publicação. O executivo também confessou que a Embraer aguarda os próximos passos da Boeing e da Airbus, que estudam uma nova geração de jatos de corredor único. O objetivo é evitar o confronto com os dois gigantes.
Outro aspecto decisivo diz respeito aos motores. A Pratt & Whitney desenvolve uma nova tecnologia de turbofans batizada de GTF e que consiste em separar o fan principal do restante da turbina, que poderão girar em velocidades diferentes. O resultado é um consumo menor e também dimensões mais compactas. Porém, a nova arquitetura não foi totalmente aprovada.
É uma questão, no entanto, que a Embraer tem tempo para pensar afinal sua linha de produtos ainda é bastante moderna ao contrário de suas rivais.

Namoro pela web leva casal indígena rondoniense ao altar

Cultura Indígena Contemporânea - Étnomídía Indígena Colaborativa

Uma mensagem a todos os membros de Aldeia Brasil Indigena



Separados por 350 km de distância, eles se apaixonaram através de contatos mantidos pelo Orkut e pelo MSN Messenger Continue lendo Namoro pela web leva casal indígena rondoniense ao altar

De acordo com dados do IBGE, em 1991, o percentual de índios em relação à população total brasileira era de 0,2%, o equivalente a 294 mil pessoas. Em 2000, esse percentual subiu para 0,4% da população ou 734 mil pessoas
Sem preconceito da raça, pesquisas revelam que existe aumento da autodeclaração de indígenas na América Latina. A hipótese mais provável para justificar esse dado é que houve um aumento de índios urbanizados que optaram por se declarar como tal no censo de 2000. Continue lendo Autodeclaração de indígenas cresce na América Latina

FÓRUM ESTADUAL INTERSETORIAL VOZ AOS POVOS: QUILOMBOLAS, ASSENTADOS E ACAMPADOS RURAIS, INDÍGENAS E PESCADORES ARTESANAIS


O FÓRUM VOZ AOS POVOS tem como objetivo promover a visibilidade, valorização e reconhecimento dessas populações e promover o acesso às políticas públicas. Assim gostaríamos de destacar a importância da participação de todos com a perspectiva de planejar a atuação do fórum para o ano 2010. Continue lendo FÓRUM ESTADUAL INTERSETORIAL VOZ AOS POVOS: QUILOMBOLAS, ASSENTADOS E ACAMPADOS RURAIS, INDÍGENAS E PESCADORES ARTESANAIS

quarta-feira, 24 de março de 2010

UAV NAVIGATION - MICRO UAV

UAV Navigation, el cerebro de los aviones no tripulados, participa en FIDAE 2010

Santiago, 22 de marzo de 2010

Expertos en diseno y desarrollo de los mas avanzados sistemas de control de vuelo para aviones no tripulados, la empresa espanola UA V Navigation se ha introducido con enorme exito en el mercado global de los UAV (Vehfculo Aereo no Tripulado, ensus siglas en ingles) como proveedora de primer orden de un piloto automatico para estas aeronaves, su cerebro, que es todo un reto tecnol6gico. Las caracterfsticas y capacidades del piloto automatico de UAV Navigation la situan entre las mas avanzadas del mundo en este campo. Unajoven empresa que ha puesto la tecnologfa espanola a la altura de los gigantes del sector aeronautico mundial.

La clave del exito de UAV Navigation se llama AP04, un pilato automatico de ultima generaci6n para aeronaves no tripuladas que s610 otras dos empresas en todo el mundo han sido capaces de desarroliar con el mismo nivel de tecnologia. Las grandes ventajas del AP04 se dan en dos direcciones: en su reducido y revolucionario tamano, algo vital para incrementar las capacidades de cualquier UAV, yen sus prestaciones. Gracias al trabajo de investigaci6n de los ingenieros de UAV Navigation, el tamano del pilato logr6 compactarse mas que significativamente en comparaci6n con todos los pilotos disponibles en el mercado. En 10 que externamente no es mas que una pequena cajita, de dimensiones minimas, se da cabida a enormes capacidades que permiten hacer despegar y aterrizar por si misma la aeronave sin  mas infraestructura externa que un portatil y una pequena antena. Un pilato automatico, ademas, militarizado y tolerante a fallos.

Prueba de los hitos tecnol6gicos del AP04 fue su pronta adquisici6n por una de las mayores empresas israeHes del sector aeronautico, algunos de cuyos UAV vuelan hoy con este pilato de UAV Navigation. Convertirse en proveedor de la industria aeronautica israeli fue un logro de enorme magnitud que abri6 a la empresa espanola las puertas de los grandes fabricantes de aviones no tripulados en todo el mundo. Hoy son suministradores de empresas del sector, en Oriente Medio, Europa, Africa y Estados Unidos, contando en su cartera de clientes con los principales fabricantes de UAV, desde BAE Systems a EADS y otros muchos.

Desde el ano 2004 hasta hoy la empresa se ha ido consolidado, adquiriendo cada vez mas mercado, asi, en el ambito de pilotos automaticos para aviones blanco (Target Drones), los destinados a hacer punteria y poner a punta la defensa antiaerea de los ejercitos, son el primer proveedor mundial.

UAV Navigation - Avda. Dr. Severo Ocho, 45 lOA - 28100 Alcobendas - Madrid - SPAIN - Phone: +3491 657 27 23 - e-mail: info@uavnavigation.com

UAV Navigation cuenta actualmente con 18 personas en plantilla, la mayor parte ingenieros aeronauticos, de telecomunicaciones e industriales y mantiene un ritmo de crecimiento que se ha visto impulsado recientemente con la entrada de Bullnet Capital, el grupo mas avanzado de inversi6n tecnol6gica de capital riesgo en Espana.

UAV Navigation es proveedora de pilotos automaticos tanto para aviones como para helic6pteros no tripulados, requiriendo estos ultimos una tecnologfa mas compleja, y siendo una de las tres empresas a nivel global capaces de proveer pilotos automaticos para helic6pteros no tripulados.

UAV Navigation trabaja actualmente en la nueva generaci6n de pilotos automaticos en dos direcciones. Por un lado se estan desarrollando micro pilotos automaticos, una nueva generaci6n con las mismas capacidades que el actual y cuyo tamano se reducirfa considerablemente, al objeto de ser utilizado en pequenos aviones electricos no tripulados. La companfa presentaba recientemente el AP040EM2, el pilato mas pequeno y ligero del mundo, con un peso de tan solo 20 gramos, que hereda el diseno de la arquitectura y fiabilidad del AP04.

Es una soluci6n perfecta para los disenadores de sistemas que necesiten integrar en sus equipos avionica miniaturizada. Puede ser utilizado en diversas aplicaciones, desde el control de mini UAVs electricos, hasta la giro-estabilizaci6n y geo-referencia de cargas de pago. AP040EM2 es la soluci6n ideal para los disenadores de sistemas EFIS que buscan un paquete de sensores. Suministra la posici6n, trayectoria, velocidad aerodinamica, altitud, posici6n, velocidad horizontal y vertical, asf como otras variables que, gracias a su pequeno tamano, pueden ser facilmente integradas segun las necesidades. Ala vez, se esta trabajando en el desarrollo de pilotos automaticos para aviones no tripulados mas grandes y con muchas mas capacidades. EI futuro se llama AP05, un pilato mas capaz, mas redundante y tolerante
a fallos, que estara listo a principios de 2011.


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A Proliferação de Manpads na América Latina: avaliando a ameaça e a resposta regional


A Proliferação de Manpads na América Latina: avaliando a ameaça e a resposta regional


Matt Schroeder
Poucas armas têm chamado mais a atenção, nos últimos anos, do que Manpads, sigla em inglês de Sistema Portátil Individual de Defesa Aérea. A perspectiva de terroristas armados com mísseis abatendo um jato jumbo provocou uma campanha global sem precedentes destinada a reagir contra a ameaça de Manpads, campanha abraçada por muitos governos na América Latina. O que segue é uma breve descrição do comércio ilegal envolvendo Manpads, tanto globalmente como na América Latina, e dos esforços de governos latino-americanos para enfocar a ameaça dele resultante.
Os Manpads são mísseis de pouco peso, teleguiados terra-ar, geralmente disparados por meio de um tubo de lançamento que descansa no ombro do operador. A grande maioria dos Manpads utiliza um buscador com infravermelhos que, após o disparo o guia até o alvo sem nenhuma intervenção do operador. Esses mísseis “dispare e esqueça” constituem o maior número de Manpads tanto dos estoques oficiais como dos estoques de terroristas e grupos insurgentes. Além dos foguetes com buscador infravermelho, existem dois outros tipos de Manpads: os sistemas a raio de luz e de linha de visão (CLOS). Estes utilizam raios laser ou, no caso do CLOS, radiocontrole para guiar os mísseis até seus alvos. Desde os anos 60, pelo menos 20 países fabricaram mais de um milhão de Manpads e estima-se que entre 500 mil e 750 mil unidades continuam em estoque atualmente 1. Apesar de nenhum país latino-americano haver produzido Manpads, pelo menos 12 deles os importaram: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, Equador, El Salvador, Guiana, México, Nicarágua, Peru, e Venezuela2.
   
O comércio ilegal de Manpads
A compra e a utilização de Manpads por atores não-governamentais data, pelo menos, do início dos anos 70. A primeira trama terrorista confirmada envolvendo foguetes reais foi descoberta (e desmantelada) pelas autoridades italianas em 1973, perto do aeroporto de Fiumicino em Roma. Cinco anos depois, rebeldes rodesianos apoiados pelos soviéticos montaram o primeiro ataque bem sucedido com Manpads contra uma aeronave comercial, provocando a queda do aparelho e a morte de 38 das 58 pessoas que estavam a bordo 3.
 A proliferação de Manpads se acelerou nos anos 80 e 90, alimentada pelo desvio de foguetes fornecidos através de programas ocultos de fornecimento de armamento para o Afeganistão e para outros países, e pelo roubo de paióis de armamentos mal guardados do Pacto de Varsóvia, após o fim da União Soviética. Em 2001, analistas privados haviam identificado 27 diferentes grupos não- governamentais que possuíam, ou se suspeitava que possuíssem foguetes, inclusive as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), e o Exército de Libertação Nacional (ELN) também da Colômbia 3 . A proliferação de Manpads continua hoje em dia.
 Desde 2002, grupos não- governamentais compraram centenas, possivelmente milhares, de foguetes de diversos tipos de fontes, inclusive de traficantes de armas, de depósitos oficiais mal guardados e de governos. Ainda que grande parte dessa atividade esteja concentrada em três pontos quentes globais (a saber, Chechênia, Iraque e Somália) foram apreendidos, transferidos, estocados ou usados por atores não- governamentais em pelo menos 17 países. Dezenas desses foguetes foram disparados contra aeronaves civis e militares, o que resultou em vários desastres com mais de 200 vítimas nos cinco últimos anos 4.
O comércio ilegal de Manpads na América Latina
Se comparada com outras regiões do mundo, a atividade ilegal com Manpads na América Latina é relativamente modesta.  Desde 1999, nenhuma aeronave sequer foi perdida em razão de possível ataque porManpads na América Latina, a despeito da existência de diversos grupos rebeldes e criminosos com bastante recursos. Essa calmaria prolongada das atividades com Manpads é particularmente surpreendente quando comparada com a compra e a utilização ilegais desses foguetes, muito difundidas, em outras regiões. No Iraque, por exemplo, analistas privados têm registrado uma media de 20 incidentes envolvendo Manpads por mês 5. A Somália é outro bom exemplo. Em um único período de três meses, em  2006, investigadores da ONU documentaram a entrega de mais de seis embarques de Manpads para rebeldes 6.   
Ainda que muitos fatores expliquem as diferenças marcantes das atividades com Manpads segundo as regiões, a disponibilidade local e um ativo apadrinhamento pelo estado são provavelmente as determinantes principais. Pouco tempo depois da invasão pelos Estados Unidos em 2003, o mercado ilícito iraquiano esteve inundado por milhares de Manpads saqueados dos enormes depósitos de armas de Saddam Hussein. Não existe na América Latina, quanto a foguetes, fonte comparável aos arsenais de Saddam, sem os quais os rebeldes iraquianos não conseguiriam manter o ritmo atual de ataques com Manpads. Por outro lado, os grupos rebeldes ou da criminalidade da América Latina não dispõem de cumplicidades de governo comparáveis ao que ocorre na Eritréia ou no Irã, que teriam fornecido a rebeldes islamistas somalis dezenas de foguetes, inclusive o SA-18 “Iglas” de terceira geração.7
  
No entanto, como comprovam relatórios recentes sobre tráfico de armas e sobre tramas de assassinato envolvendo Manpads, foguetes avulsos são uma ameaça para aeronaves na América Latina: em janeiro de 2005, as autoridades da Nicarágua apreenderam um SA-7 “enferrujado” em uma casa adjacente a uma loja de conserto de ar condicionado perto de Manágua 8. E em julho de 2006, autoridades mexicanas alegam haver achado quatro “lançadores de foguetes terra-ar” durante uma batida na casa de um suspeito na cidade litorânea de Chetumal 9. Dois meses mais tarde, o ministro do interior do Peru anunciou a detenção de três pretensos contrabandistas de armas e a apreensão de cinco foguetes terra-ar. Segundo as autoridades peruanas, os contrabandistas estavam tentando vender as armas a rebeldes colombianos 10.

Porém, o incidente mais significativo foi a trama para assassinar o presidente salvadorenho, Elias Antonio ("Tony") Saca González, cujos detalhes foram revelados pelo próprio presidente em entrevista coletiva dia 6 de outubro. Segundo o presidente Saca González, o suposto traficante de drogas George Nayes planejava abater o helicóptero do presidente com um “lançador de foguetes de pronto disparo” – identificado na mídia como sendo um SA-7 – que as autoridades supostamente encontraram perto de um dos pontos de aterrisssagem do helicóptero. Saca afirmou que a tentativa de assassinato era uma resposta à sua luta contra as drogas e que Nayes havia tentado, sem sucesso, comprar mais foguetes na Nicarágua.  A trama – assim com outros relatos de tráfico de Manpads na América Latina – lembram com força a ubiqüidade da ameaça dos Manpads , mesmo em regiões nas quais o tráfico de foguetes é menos comum 11.
  
A luta contra a ameaça dos Manpads na América Latina

Os países latino-americano têm tomado diversas medidas para enfocar o tráfico ilícito de MANPADS. A realização multilateral mais importante foi a adoção da Resolução 2145 da OEA: “Não permitir o uso deManpads por terroristas – Controle e segurança dos Sistemas Portáteis Individuais de Defesa Aérea”12
Igualmente notáveis são os recentes programas bilaterais de governos destinados a destruir foguetes excedentes às necessidades das agências de governo. Os esforços conjuntos dos Estados Unidos e da Nicarágua destinados a reduzir os massivos estoques excedentes de Manpads resultaram na destruição de 1.000 foguetes (quase metade do arsenal militar) e na melhoria das condições de segurança nos depósitos que acolhem os demais foguetes. Os governos Bush e Ortega estão atualmente debatendo sobre a destruição de 651 dos foguetes remanescentes, possivelmente em troca de aparelhagem médica.12
Esses esforços representam um sério primeiro passo destinado a refrear o tráfico ilegal de Manpads na América Latina. A adoção universal de controles de transferências e de procedimentos de segurança nos termos da Resolução 2145 deveria reduzir significativamente as possibilidades de roubo e de desvio deManpads dos arsenais do governo, assim como a adequação das dimensões desses arsenais por meio da destruição de foguetes excedentes e obsoletos. Mas obter  a plena implementação, por todos os estados da região que possuem Manpads não é algo simples. A Resolução 2145 não é legalmente vinculante, e não existem mecanismos apropriados para monitorar e fazer cumprir sua implementação. 
Tampouco os Estados estão obrigados a aceitar a proposta dos Estados Unidos de ajudar na destruição de estoques e na melhoria das condições de segurança; as preocupações com a soberania dos Estados e a defesa nacional às vezes retardam ou desviam esses programas. A superação desses obstáculos vai exigir o envolvimento ativo da OEA sob forma de inspeções periódicas – e seus respectivos relatórios – sobre a implementação da Resolução 2145. Exigirá igualmente que os Estados-membros ajudem e agradem os países que deixarem de aplicar as cláusulas-chave.
1 U.S. Government Accountability Office, “Further Improvements Needed in U.S. Efforts to Counter Threats from Man-Portable Air Defense Systems,” GAO-04-519, maio de 2004.
2 James O’Halloran, Jane’s Land-Based Air Defense 2006-2007 (Cambridge University Press, 2006) e Stockholm International Peace Research Institute, Arms Transfer Database, acessado em novembro de 2007.  
3 Thomas Hunter, “The Proliferation of Manpads ,” Jane’s Intelligence Review, Setembro de 2001.
4 Matt Schroeder, “Rogue Missiles: Tracking Manpads proliferation trends,” Jane’s Intelligence Review, Novembro de 2007. 
5 Michael Knights, “Unfriendly skies: Iraq’s Sunni insurgents focus on air defence,” Jane’s Intelligence Review, maio de 2007.
6 UN Security Council, “Report of the Monitoring Group on Somalia,” S/2006/913, Novembro de  2006.
7 Existem várias outras teorias sobre as razões específicas dos rebeldes colombianos não haverem utilizado seus MANPADS.   Ver  Pablo Dreyfus, “Political Economy of Illegal Arms Acquisitions in Colombia”, Background Paper for the Small Arms Survey- Rio de Janeiro, inédito, junho de 2005  e “Rogue Missiles…”
8 Ver “Nicaraguan president dismisses report army may be trafficking missiles,” El Nuevo Diario, 31 de Janeiro de 2005; Traci Carl, “Shoulder-fired missiles U.S. left behind in Central America raise terror fears,” Associated Press, 25 February 2005; e Rowan Scarborough, “Nicaraguans seize missile during sting,” Washington Times, 27 January 2005. 
9 Jorge Dominguez, “Mexican authorities arrest four suspected hit men armed with missile launchers,” Associated Press, 29 de julho de 2006. 
10 “Peru police bust network smuggling munitions to Colombia,” People’s Daily Online, 27 September 2006
11 Marcos Aleman, “Salvadoran president says Colombian drug cartel member planned his assassination,” Associated Press, 6 de outubro de 2006 e “Saca uses assassination attempt to justify new security policy,” Latin American Weekly Report, 10 de outubro de 2006.
12 Adotada na quarta sessão plenária, em 7 de junho de 1005.  Verhttp://www.fas.org/asmp/campaigns/MANPADS/2005/OASmanpads.pdf
13 Filadelfo Aleman, “Nicaragua negotiating with U.S. to destroy missile stash,” Associated Press, 3 October 2007.

Guia de Revistas de Aviação do Brasil na Inglaterra

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Brazil


Introduction

This is a survey of Brazilian aviation, defence and aircraft scale modelling magazines. All magazines are Portuguese text only, unless otherwise stated.
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'Aerohobby'
[Lineu Carneiro Saraiva, ISSN ? ]
Sub-titled 'Incorpora a Revista do Manche'. Quarterly enthusiasts magazine, available by subscription. Concentrates on civil airlines and commercial aircraft in Brazil. Launched in 2002 to replace 'Revista do Manche', but with better printing quality. Contains information and photos on aviation in Brazil and neighboring countries. The publication records what it is happening in aviation at the present time, but has as a main objective to detach historical facts, curious and unknown, and is illustrated with rare photos. It still has the sections Embraer news, Brazilian Aeronautical Register, Airport Movements, among others.
Current
Further information: Lineu Carneiro Saraiva, Cx. Postal 140, Rio Claro, SP, Cep: 13500-971, Brasil. Tel: (19) 534-1891. Aerohobby

'Aero Magazine'
[CLC - Comunicacoes, Lazer, Cultura S.A, ISSN ? ]
Monthly magazine covering private flying and General Aviation. At least 82 issues have been published. Previously published by Editora Nova Cultural Ltda.
Current
Further information: Rua Paes Leme, 524 - 10 andar, 05424-010 Sao Paulo, SP - Brazil. Tel: 55/11/851-3644 Ext: 263 or 293 Fax: 55/11/282-7003. Aero Magazine website

'Aerovisäo'
[Forca Aerea Braziliera, ISSN 1518-8396]
Quarterly magazine for members of the Brazilian Air Force. No.206 was dated Jan/Feb/Mar 2003. First launched in 1972. Recent issues are available in PDF format on the website. Covers all the diverse activities of the FAB.
Current
Further information: Aerovisao

'Airway'
[JCC Editorial Ltda, ISSN ? ]
Bi-monthly publication. At least 7 issues published around the year 2000. Commercial aviation biased magazine, but with substantial coverage of military aircraft types and the aviation industry in general. Also included features on interesting historic aircraft types.
Ceased Publication
Further information: Website: Airway

'Asas'
[Revista Asas, ISSN ? ]
Subtitled 'Revista de Cultura e História da Aviação' (Magazine for the Culture and History of Aviation). Monthly magazine covering civil and military aviation, both past and present. The majority of feature articles cover Brazilian topics, while the remainder focus on subjects from other parts of the world. A regular column on aircraft plastic modelling is included. Issue 8 was published in August 2002.
Current
Further information: Asas website

'Aviacao em Foco'
[ ?, ISSN ? ]
Bi-monthly magazine? Published between 1989 and 1996, reaching at least issue 35.
Ceased Publication

'Aviacao em Revista'
[Aviacao em Revista Editora Ltda, ISSN 0102-4876]
Monthly aviation trade magazine. Covers all aspects of aeronautical activity. 'Aviacao Em Revista' is the pioneer Aerospace media in Latin America, being in circulation since February 1938. The company also issues annual guides that provide a survey of the Aeronautics market and activities in Brazil, with targeted information which makes them important databases and efficient business tools for aeronautical businessmen and enthusiasts. These comprise: Anuario Aeroespacial Brasileiro (Brazilian Aerospace Yearbook): annual, published in January; Guia de Aeroclubes e Aerodesportos: annual, published in September; Guia do Taxi Aereo: annual, published in May; Guia de Oficinas e Manutencao: annual, published in November; Guia de Aviacao Agricola: annual, published in July; Guia do Helicoptero: annual, published in March.
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Further information: Aviacao em Revista Editora Limited, Rua da Consolacao, 1992 - 10 andar, Sao Paulo, 01302-000 Brasil. Tel: +55 (11) 3257-0577, Fax: +55 (11) 3257-0577. Website: Aviacao em Revista, e-mail: aviacaoemrevista@uol.com.br

'Aviao Revue'
[Motor Press Brasil Editora Ltda, ISSN ? ]
General interest monthly aviation magazine. First issue dated October 1999. Covers the full range of civil and military aviation, both national and international. It is published simultaneously in Brazil, Spain and in Spanish language countries in Latin America.
Current
Further information: Rua Benjamin Mota, 86 Sao Paulo, 04757-070 Brasil. Tel: +55 (11) 5641-3454, Fax: +55 (11) 5641-3858. Aviao Revue website

'Brasil Modelismo'
[Editora Bruno Ltda., ISSN 1414-8234]
Modelling magazine which covers scale modelling and flying model aircraft. First published 1998. Issue 32 was dated May/June 2003.
Current
Further information: Editora Bruno Ltda, Caixa Postal 6.671, Campinas, SP. CEP: 13084-970. TEL: 19-3289.4028 / FAX: 19-3249.0478. Website: Brasil Modelismo

'Commando'
[Editora Magnum, ISSN ? ]
Magazine published during 1991. At least 7 issues published. No further information.
Ceased Publication

'Em Escala'
[IPMS-Brazil, ISSN ? ]
Quarterly scale plastic modelling magazine published during the 1980s and originally titled Revista (see below). Includes photos, markings details and scale drawings for aircraft in Brazilian Air Force service. Some branch news and kit reviews. Later reverted to its original title (see below).
Ceased Publication

'Espejo Aeronautico'
[Espejo Aeronautica, ISSN ? ]
Subtitled 'Revista de Defensa'. Founded in 1992. At least 22 issues published - which seems a very low number for more than 10 years of publishing. The website is not very helpful in describing the contents of the magazine.
Current
Further information: Website: Espejo Aeronautico

'Flap Internacional'
[Flap SA, ISSN 0046-404X]
Subtitled 'Revista de Aviação da América Latina' (Aviation Magazine for Latin America). Launched in October 1962 under the title 'Flap', it was renamed 'Flap Internacional' in 1972 and is now over 39 years old. Regarded as the most authoritative and respected magazine on aviation affairs published in Latin America. Monthly magazine covering all aspects of aviation worldwide, with an emphasis on the Latin American region. Extensive news coverage for all segments of the aviation industry, plus feature articles on current topics and some historical features. Issue No.359 was published in August 2002. From 1984, special editions covering Commercial Aviation and Military Aviation have been published each year, the latest edition of the former comprising 230 pages. Previously owned by Grupo Editorial Spagat Ltda.
Current
Further information: Flap International, Rua Professor Artur Ramos, 183- 10 Andar, Edificio ACAL, 01454-905- Sao Paulo- SP. Tel: 55/11/816 4455, Fax: 55/11/210 4186. Flap Internacional website

'HeliAir Helicopteros'
[Editora Sertec, ISSN ? ]
Monthly magazine concentrating on helicopters and rotary wing aviation. Published circa 1999, but had ceased by 2003.
Ceased Publication

'Hobby News'
[ZLC Comunicação e Marketing Ltda, ISSN ? ]
Modelling magazine. Covers Aircraft, Automobiles, Nautical, Plastic and Metal modelling.
Current
Further information: Website: Hobby News

'Manche'
[Paulo Fernando Laux, ISSN ? ]
Subtitled 'Revista Aeronautica/Air Magazine'. Bi-monthly South American aviation enthusiasts magazine. Portuguese text. A5 size, 16 pages each, with b+w photos and centrespread drawings. First issue April 1975. Each issue included news, registrations, articles on (mostly Brazilian) airlines and Air Force units. From Issue 28 renamed South American Aviation News, with English only text, and expanded to 24 pages average. Published by Denis Lima de Carmargo. Ceased publication a year later?
Ceased Publication

'O Modelista'
[ ?, ISSN ? ]
Subtitled 'Hobby e Perfecao'. General interest scale modelling magazine, first published during 2002. Published bi-monthly and had reached issue 4 in mid-2003. Covers aircraft, ships, vehicles etc.
Current
Further information: Website: O Modelismo

'Revista'
[IPMS-Brazil, ISSN ? ]
Published quarterly by Sociedade Brasiliera de Plastimodelista - IPMS Brazil. Portuguese text with some notes in English. Included features on aircraft types operated by the Brazilian Air Force, and on aircraft markings. Published in the mid 1970's. By 1979 renamed Em Escala (see above).
Ceased Publication

'Revista'
[IPMS-Brazil, ISSN ? ]
By the late 1990s, the IPMS Brazil magazine was again renamed fromEm Escala to its present title. Portuguese text with some notes in English. Included features on aircraft types operated by the Brazilian Air Force, and on aircraft markings.
Current
Further information: IPMS Brazil, Rua Lucidio Lago, 457 ap206 Meier, Rio de Janeiro, CEP 20.780-020

'Revista Aeronáutica'
[ ?, ISSN ? ]
Published between 1976 and 1988, at least. No other information.
Ceased publication

'Revista Forca Aerea'
[Action Editora Ltda, ISSN ? ]
Subtitled 'A Revista Brasiliera de Aviacao Militar'. Official magazine of the Brazilian Air Force. Published quarterly from 1996. Issue 31 was dated June/July/August 2003. Glossy, well-illustrated A4 size magazine covering all aspects of FAB aviation. Includes some coverage of military aviation in other countries.
Current
Further information: Action Editora Ltda., Av. das Américas, 3333 sala 817, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, CEP 22.631-003. Tel/Fax: (21) 3325-7229. Website: Forca Aerea website
[*] Contents Listing, No.1 - No.52

'Revista Sipaer'
[Editora Castell Villar Ltda, ISSN ? ]
Monthly Magazine dealing with flight safety. No further information.
Current?
Further information: Rua Barao do Rego Barros 623, Cep. 04612-040 Sao Paulo, SP - Brazil. Telefax: 55(11)535-0335.

'Seguranca & Defesa'
[Contec Editora Ltda, ISSN ? ]
Quarterly magazine dealing with military and defence topics, including military aviation.
Current
Further information: Av. das Américas 2300 bloco A / 316, Cep. 22640-101 Rio de Janeiro (RJ). Tel / Fax (0**21) 325-5512. Website:Seguranca & Defesa

'South American Aviation News'
[Denis Lima de Carmargo, ISSN ? ]
From Issue 28, the Portuguese-text magazine 'Manche' was taken over by a new publisher and renamed 'South American Aviation News', with English-only text and expanded to 24 pages average. It remained a bi-monthly South American aviation enthusiasts magazine. A5 size, with b+w photos and centrespread drawings. Each issue included news, registrations, articles on (mostly Brazilian) airlines and Air Force units. Ceased publication about a year later.
Ceased Publication

'Tecnologia & Defesa'
[Tecnologia & Defesa, ISSN ? ]
'Tecnologia & Defesa' magazine was introduced in the Brazilian market in March 1983 by a group of journalists specialising in the Defense and Aerospace areas, being the oldest publication of its kind in circulation in Latin America. The publication covers all areas of military technology, defense, and public security, special emphasis being given to the coverage of international exhibitions. Every issue comprises special interviews with top military, government, and industry personalities. Special Editions are also regularly published covering specific areas of historical, technological, or political interest. Published quarterly.
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Further information: Address: Bernardo Guimarães, 119 - Vila Anastácio, CEP 05092-030 - São Paulo - Brazil. Phone/Fax: (+55+11) 3834-6771. Website: Tecnologia & Defesa

'Vruum'
[ ?, ISSN ? ]
Magazine published during 1976. At least 6 issues published.
Ceased Publication
http://www.plastinet.com.br/



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First Created: 27 June 1997 - Last Revised: 1 September 2003
Copyright © 1997 John Hayles.     e-mail: john@aeroflight.co.uk