sábado, 4 de dezembro de 2010

Reinauguracao da Casa da FEB - sab 26 e 27 nov 2010 - Por que o Brasil tem Heróis!

Reinauguracao da Casa da FEB  -  sab 26 e 27 nov 2010

Após a primeira fase, inaugurada em dez/2009, chegou o momento tão esperado, a abertura do novo Centro Cultural Casa da FEB. O Rio de Janeiro ganha um novo espaço de cultura, de nível internacional, a altura da fantástica epopéia vivida por 25 mil soldados brasileiros há 65 anos na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Foi uma grande festa em dois dias, quando estiveram presentes inúmeros Veteranos Brasileiros e das Nacoes Amigas, o GHFEB - Grupo Historico da FEB, sócios, autoridades,  Voluntarios, Colaboradores, Convidados, Familiares. Todos foram responsáveis por este esforço, mas sem duvida nada teria acontecido não fora a fantástica visão e compreensão da importância da memória histórica nacional da FEB, demonstrada pela empresa curitibana Tecnolach, na pessoa de seus diretores, funcionários, e especialmente o Dr Breno Amorim, Dir Supte, na ocasião condecorado com a Medalha Mar. Mascarenhas de Moraes, concedida pelo CD da ANVFEB, ele que merecidamente já havia sido agraciado em agosto ultimo com a Medalha do Pacificador.

Nos dois dias compareceu expressivo numero de visitantes e convidados -

Veteranos
Gen Portocarrero
Ten Dalvaro Jose de Oliveira, Presidente da ANVFEB-DC
Ten Dr Israel Rosenthal, Presidente do CD/ANVFEB
Maj Antonio Andre, Diretor de Patrimonio
Cap Osias Machado, Senta-a-Pua, ex-Pres CD
Antonio Cruchaki, Pres SR ANVFEB/S. Bernardo do Campo e Da. Nadir Cruchacki
Jose Varela e Sra – Senta-a-Pua
Helio Marques , Sgt de Artilharia - AD1/E
Joao Lanzilotte, ex-membro do CF
Soterval Correa Porto e sra – ex-Diretor
Geraldo Perdigão – 1ª. ELO
Cap Eng Ignacy Felczak, Pres SPK - Cmb Poloneses
Comte Roland Melo, Pres Ass Francaise dAncien Combatants
Sd Miguel Grinspan, BG - Btl do Imperador, Classe de 1946

Sobrevivente da 2a. GM
Aleksander Laks, Pres. Ass Bras Sobreviventes do Holocausto - Secao RIO

ANVFEB - Diretoria
Joao Henrique Barone, Vice Presidente
Cel Seixas, Diretor Secretario
Ten R/2 Sergio Pinto Monteiro, VP CD
Ten R/2 Israel Blajberg, Diretor de RP
Eng Marcos Renault Moretzhon, VP SR ANVFEB-BH

Gen Div Juarez A. de P. Cunha, Diretor DPHCEx
Gen Bda R/1 Jose de Oliveira Sousa, Diretor Cultural do Clube Militar
Brig Ar R/1 Marcio Bhering Cardoso, Diretor do MUSAL
Cel Josevaldo Souza Oliveira, Diretor da BIBLIEX
Dr Breno Amorim e Diretores da TECNOLACH
Joao Barone, GHFEB - Grupo Historico FEB
Sergey Sapozhnikov, Vice Cônsul da Rússia
Stephen Carnt, Royal British Legion
Cel Roberto Mascarenhas (neto do Cmt da FEB)
Pierre Alain Lafargue Tournie, Guardião Monumento Frances no SJB

Um evento com a Casa da FEB aberta ao publico ocorreu no sabado 27 dez 2010 pela manhan, quando houve visitação das instalações, e  Joao Henrique Barone, Vice Presidente e Dr Breno Amorim, Diretor Superintendente da TECNOLACH entregaram diplomas a alguns dos colaboradores - Carlos Eduardo, Alexandre Gil de Souza, Andre Resende, Frederico Ferraz e Djenane Almeida da Technolach

Alem destes colaboradores, diversos outros se associaram aos trabalhos parsa a reinauguracao, como Paulo Ewerard, Zeca Pereira, Giovani Sulla, Da. Maria de Fatima Depes Martinelli, Grupo Histórico FEB, e tantos outros veteranos, familiares, socios e voluntarios.

O Eng Marcos Renault Moretzhon Coelho, VP SR ANVFEB-BH, cedeu gentilmente diversas peças de seu acervo particular, efetuando ainda a valiosa doacao  de um missal de capelão militar para o Museu da Casa da FEB.

Finalizando a manhan de sábado, realizou-se a Cerimonia Inter Religiosa In Memoriam dos Companheiros que Tombaram na II GM e em Acao de Gracas pela Reinauguracao da Casa da FEB, com a participação de Preletores das Religiões -

Judaica - Sd Miguel Grinspan, BG - Btl do Imperador, Classe de 1946

Catolica - Dr Btreno Ammorim, Diretor Superintendente da Tecnolach

Evangelica - Pr Ten R/2 Cpl  Mil MOURA, ex-Capelao da I DE - Vila Militar

Espirita - Prof. Gerson Simoes, VP Radio Rio de Janeiro e ex-Pres do CEERJ

Nesta fase inicial, o Centro Cultural Casa da FEB encontra-se aberto ao publico tercas e quintas das 13 as 17h.

Os salões e auditórios podem ser utilizados para seminários, conferencias, e outros eventos ligados a temática FEBiana, alem de locação a interessados.

A Biblioteca e Arquivo já pode ser consultada, e o Museu será reaberto em breve.



Os irmãos Barone




26º Contingente FEB - Recriação Histórica



 Creditos - Fotografos Marlene e Ivanhoe

Israel Blajberg - Ten R/2 Art
Diretor de RP - Casa da FEB

************************************************************************
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS VETERANOS DA FEB
************************************************************************
Centro Cultural Casa da FEB
Rua das Marrecas, 35 - Lapa - Rio de Janeiro - RJ 20031-040 - BRASIL
Tel e FAX: 021 - 2532-1933 Tel: 2262-3609
Atendimento ao Público: TER e QUI de 13 - 17 h
SEG e QUA apenas recebimento de correspondencia de 13 - 16 h sem atendimento ao público

anvfeb@uol.com.br
O Museu sera re-aberto em breve
Biblioteca e Arquivo abertos para consultas
************************************************************************* 

14BIS LOUNGE BAR - DE ASAS A SUA BALADA NA PAMPULHA


FRANCISCO PIZARRO FAB SLIDE SHOW - 85 OBRAS DE ARTE

http://www.flickr.com/photos/fpizarro/sets/72157625031590355/show/

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ABAG NEWS 12 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL

Se você não consegue visualizar esta mensagem, acesse este link.
.
AGENDA ABAG
Reunião de Alta Direção no DECEA
A Diretoria Executiva da ABAG participou de Reunião de Alta Direção promovida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, na sexta-feira 26.
A reunião faz parte da política de comunicação daquele Departamento para divulgar, discutir e, principalmente, ouvir sugestões da indústria.  Dentre os assuntos discutidos, a capacidade da infra-estrutura recebeu inúmeros questionamentos dos participantes, tendo em vista as projeções de aumento da frota de aeronaves pelas principais empresas do setor.
Outro assunto a merecer destaque, os recursos disponibilizados ao DECEA para manutenção do sistema de navegação e a parcela para investimentos. Chegou-se a conclusão que ações devem ser envidadas pela indústria no sentido de melhorar o orçamento do DECEA.
Aeroinvest 2010
A ABAG participou do Seminário sobre Investimentos em Aeroportos – Aeroinvest 2010. Coube a ABAG a palestra inicial sobre o tema Futuro dos Aeroportos no Brasil. Na ocasião, algumas projeções sobre o crescimento da aviação regular – aeronaves e passageiros – e da aviação geral – aeronaves e movimentação. O tema Regulação mereceu destaque nos debates.
Seminário Competências Empresariais e de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Aeroespacial
A ABAG foi convidada para o evento promovido pela Agencia Brasileiro de Desenvolvimento Industrial – ABDI que por objetivo subsidiar as ações e medidas da política industrial para o setor aeronáutico e estimular o engajamento nas estratégias empresariais que elevem a competitividade por meio da agregação de valor.
O encontro será realizado no Parque Industrial em São Jose dos Campos, no dia 09 de dezembro próximo.
Bom Voo!
Diretoria Executiva
 
A LABACE 2011 já é uma realidade. A maior feira de negócios voltada para aviação executiva já conta com a participação de algumas empresas nacionais e estrangeiras interessadas em expor seus produtos. Acesse e participe.
Quinta-feira, 02 de dezembro terá lugar o II Workshop GDA - Gerenciamento de Aeronaves no Hotel Quality Congonhas. O Workshop Internacional GDA (incluindo a modalidade Fractional Ownership) permitirá aos participantes entender o cenário atual, em face da ausência de uma legislação específica.
ABAG participa da regulamentação do RETAERO
A ABAG, atendendo convite da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda sobre a regulamentação do RETAERO. Como é do conhecimento dos associados da ABAG, o Regime Especial para a Indústria Aeronáutica Brasileira – RETAERO foi criado pela Lei no 12.249, de 11 de junho do corrente ano, suspendendo as incidências de IPI e PIS/COFINS nas operações da cadeia da aviação civil e reduzindo a alíquota a zero para partes, peças e serviços quando aplicados em aeronaves.
Quaisquer benefícios que possam resultar da aplicação do RETAERO dependem, no entanto, de regulamentação da Lei.
Ontem, o MF convidou diversas entidades para discutir uma minuta de decreto de regulamentação da Lei e a boa notícia é que não há má notícia, ou seja, a proposta repete o disposto no texto legal, inclusive nas exigências para habilitação ao Regime onde, com decisiva participação da ABAG, se eliminou o requisito de Certificado de Homologação de Empresa – CHE, recentemente substituído pelos Certificados de Organização da Produção – COP e de Manutenção – COM, pela redação mais abrangente de “cumprimento das normas de homologação aeronáutica editadas no âmbito do Sistema de Segurança de Voo”.
A ANAC sugeriu inclusão de artigo especificando a sua responsabilidade com relação a assegurar esse requisito e informou que criará uma base de dados com as empresas que se qualificarem.
É importante ter em mente que a solução de problemas tributários em nível federal abre a porta para discutirmos tratamento equiparado no nível estadual (ICMS).
As associadas que identificarem interesse em aprofundar o conhecimento sobre a matéria e/ou contribuir com sugestões para a participação da ABAG no processo devem se manifestar com a Diretoria Executiva.
Riscos das Operações com helicópteros sobre a água
Problemas com as operações com helicópteros sobre a água, têm sido tratados em diversos estudos técnicos envolvendo helicópteros civis e militares, pilotos, tripulantes e passageiros que voam sobre a água e podem ter o infortúnio de serem forçados a pousar no mar.
EGPWS: Mais um equipamento de segurança será obrigatório
A partir de dezembro de 2010, as aeronaves com motores a turbina, configuradas com seis ou mais assentos, que fazem voos domésticos de passageiros no Brasil também deverão contar com o Sistema de Percepção e Alarme de Proximidade do Solo.
Por que Lavar os Compressores?
Aeronaves devem ter seus compressores lavados, a fim de evitar-se uma degradação do desempenho desses motores, bem como evitar uma futura corrosão nas palhetas. É necessário prevenir essas degradações nos motores para garantir um desempenho satisfatório.
 
 
Minas Gerais já é o segundo mercado consumidor de aeronaves executivas, turboélices e jato
O Estado de Minas Gerais já é o segundo maior mercado consumidor de aeronaves executivas, que inclui turboélices e jatos, atrás apenas de São Paulo. De cada dez aeronaves executivas desembarcadas no Brasil, duas se destinam ao mercado mineiro.
Aeroporto Santos Dumont terá menos voos
O número de pousos e decolagens no aeroporto Santos Dumont, no Rio, será reduzido quase pela metade a partir do ano que vem, segundo a secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos.
Aeroportos estarão preparados para Copa e Olimpíadas, diz Infraero
O diretor de Operações da Infraero, João Jordão, afirmou que os aeroportos brasileiros vão estar preparados para atender o aumento de passageiros durante a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016.
Por que as empresas utilizam Aviação Executiva?
A aviação executiva é definida como o uso de um avião da aviação geral para fins comerciais. Empresas de todos os tipos e tamanhos, ao utilizar a aviação executiva como ferramenta de trabalho, podem competir em um mercado que exige rapidez, flexibilidade, eficiência e produtividade.
Bolívia adquire novo sistema de transmissão de mensagens aeronáuticas AMHS
A ASANA firmou acordo para instalação de novo sistema de transmissão de mensagens aeronáuticas. O sistema está totalmente ligado com os procedimentos definidos no Anexo 10 da ICAO.
MEBA: O show da Aviação Executiva no Oriente Médio
O próximo evento de Aviação Executiva será realizada no Aeroporto de Dubai entre os dia 7 e 9  de dezembro de 2010. Os organizadores dobraram o número de espaços para atender à demanda dos expositores.
ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP
Tel: +55 (11) 5032-2727   |   Fax +55 (11) 5031-1900

CEA 308 - O "FOGUETE" PAPA RECORDES DO CEA-UFMG

Avião da UFMG bate recordes mundiais

Publicação: 02/12/2010 06:48 Atualização:
 O professor Paulo Iscold (E), com um de seus alunos e a aeronave CEA 308: resultado vitorioso de 11 anos de pesquisas na Federal de Minas (Euler Junior/EM/D.A Press - 17/8/07)
O professor Paulo Iscold (E), com um de seus alunos e a aeronave CEA 308: resultado vitorioso de 11 anos de pesquisas na Federal de Minas
Minas faz bonito nos ares e bate recordes mundiais. No estado natal do pai da aviação, Alberto Santos Dumont (1873-1932), a aeronave CEA 308, projetada no Centro de Estudos Aeronáuticos do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, bateu, ontem, três marcas: velocidade do avião em 15 e 100 quilômetros e tempo de subida até 3 mil metros. Hoje, a equipe tentará superar a velocidade em três quilômetros. Os voos que garantiram as marcas mundiais ocorreram no Aeroporto Regional da Zona da Mata, em Goianá, a 302 quilômetros de Belo Horizonte.

Segundo a UFMG, no Brasil, nunca havia sido quebrado um recorde mundial em aeronaves motorizadas. O CEA 308 alcançou, em 15 quilômetros, a velocidade de 329 km/h, contra o recorde anterior de 292 km/h; e em 100 quilômetros, atingiu a marca de 326 km/h, superando o recorde anterior de 297 km/h. O tempo de subida até 3 mil metros ficou entre nove e 10 minutos. “Este último depende de um dado técnico para ser confirmado, mas como a diferença em relação à marca anterior – 13 minutos e 40 segundos – é grande, a equipe já considera o recorde batido”, afirmou o professor de engenharia aeronáutica da UFMG, Paulo Iscold.

Satisfeito, Iscold disse, no início da noite de ontem, que era um dia muito feliz para Minas e o Brasil. “Esta vitória é também uma lição para o país e mostra que não precisamos importar tecnologia, pois podemos desenvolvê-la. Temos, aqui neste aeroporto, o resultado de 11 anos de trabalho dos alunos da UFMG e a quebra de recordes mundiais”, afirmou. Iscold lembrou ainda que o último brasileiro a bater um recorde com uma aeronave motorizada foi exatamente Santos Dumont. “Neste aeroporto, estamos, em linha reta, a 30 quilômetros da fazenda onde ele nasceu, no município batizado com seu nome.”

Os voos foram acompanhados por um oficial da National Aeronautic Association (NAA), dos Estados Unidos, e outro da Comissão Aerodesportiva Brasileira (CAB), órgão ligado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ambos representando a Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e atuando como juízes nas tentativas de quebra de recorde. O avião da UFMG foi pilotado pelo brasileiro Gunar Armin.

Categoria

Construído com materiais compostos e madeira, o CEA 308 é um avião-conceito que, para quebra de recordes, se enquadra na categoria C1A0, destinada, segundo a Fédération Aéronautique Internationale (Federação Aeronáutica Internacional), a modelos com motor a pistão, hélice e peso total de decolagem – incluindo gasolina, piloto e equipamentos de segurança – inferior a 300kg. Os 195kg da aeronave desenvolvida na UFMG foram distribuídos em 5,7m de envergadura, 6,1m de comprimento e um motor convencional.

Já o desenho aerodinâmico do protótipo foi construído por meio de software criado por Paulo Iscold na universidade. O CEA 308, de 2001, é a sexta aeronave desenvolvida pelo Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG – hoje, esse número chega a 10. O centro é o único numa universidade brasileira a projetar e construir aviões-conceito. No mundo, apenas as instituições de ensino superior alemãs investem na produção de protótipos.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Novo King Air 250 sairá da fábrica com o Air System Recovery desenvolvido pela Raisbeck; mais de mil aeronaves já voam equipadas com o sistema



Raisbeck Engineering, representada no Brasil pela Japi Aeronaves, anunciou que o novo King Air 250 sairá de fábrica com o Raisbeck Ram Air Recovery System (RARS) como um dos itens diferenciais mais signiticativos. A melhora de performance que o RARS Raisbeck dá ao 250 é evidente em todas as fases do voo. O aumento de performance vem de um dos elementos mais fundamentais no desempenho de King Air, uma redução de ITT do motor de aproximadamente 20 ° C.

Os efeitos no avião são significativos, tais como melhora de performance nas operações a partir de aeroportos com características hot and high, maior velocidade de subida e de cruzeiro, motor mais eficiente resultando em economia de combustível e consequente aumento de alcance.

Igualmente importante é a possibilidade de se abrir as vanes de anti-ice sem perda de potência significativa do motor. É possível que as vanes sejam abertas no solo antes da partida e recolhidas após iniciar a subida sem perda de potência, eliminando desta maneira a possibilidade de dano por ingestão de corpo estranho (FOD) causado normalmente por pistas e faixas de táxi não preparadas ou em mau estado. Esta característica operacional também pode ser utilizada no pouso quando acionado o empuxo reverso pelas hélices.

Quando o acréscimo de velocidade não é um item primordial para o operador, a redução de ITT durante voo de cruzeiro diminui o consumo de combustível, aumenta a longevidade do motor e reduz os custos de manutenção (overhaul).

Sobre a Raisbeck
O RARS é um dos elementos do programa EPIC da Raisbeck Engineering que inclui também os Bordos de ataque de alta performance (EPLE), Estabilizadores de cauda (DABS), Hélices hartzell/Raisbeck Power Props(TFPS), e comportas de trem de pouso para aeronaves equipadas com high flotation gears (HFGD), juntos estes upgrades tornam o King Air 200/B200 mais versáteis. No B200GT, quando combinados com o motor PT6A-52 eles produzem o King Air mais rápido jamais certificado, incluindo o King Air 350. Todas as modificações Raisbeck para King Air são vendidas e instaladaspela Japi Aeronaves, no Brasil, representante da marca.

Saiba mais sobre a Japi Aeronaves
Especializada em manutenção de turboélices e jatos executivos, a Japi aeronaves conta com profissionais de primeira linha, modernos equipamentos, estrutura de apoio e certificações para as aeronaves Beechjet 400, 400A, Hawker 400XP e as famílias Cessna Citation 500 séries I, II, SII e V; Citation 525 séries CJ, CJ1, CJ1+ e CJ2+; Citation 550B (Bravo), Citation 560 XL/XLS (Excel/XLS) até o 750 Citation X, com padrão internacional de qualidade e atendimento 24 x 7.A Japi conta com uma equipe de atendimento dedicada e comprometida comos detalhes de cada operação. 

Mais informações pelo telefone (11) 4582-2251 ou na internet em www.japijet.com.br