segunda-feira, 16 de maio de 2011

Viajante é protagonista em novo posicionamento da TAM Viagens

 
 
 
FOTO: ROBERTO CAIAFA

 
 
Campanha colaborativa marca novo conceito de comunicação da unidade de turismo da TAM; estratégia envolve a participação do consumidor e suas experiências em viagens
 
 
 
São Paulo, 16 de maio de 2011 - A TAM Viagens, unidade de turismo da TAM Linhas Aéreas, acaba de lançar seu novo conceito de comunicação: "Viajar é ver o mundo com novos olhares. Qual o seu?", que passa a integrar todas as iniciativas de divulgação da marca ao longo deste ano.

Tendo como premissa o fato de que antes de levar qualquer pessoa a algum lugar do mundo é preciso conhecer não apenas seu destino, mas principalmente o passageiro, a campanha, assinada pela agência REDE106, batizada de "Olhares", destaca o prazer de viajar atrelado à atuação da companhia no setor e sua extensa malha aérea.
 
"O objetivo da nossa nova campanha é mostrar que entendemos que viajar é um processo emocional complexo e subjetivo, com uma comunicação baseada em percepções individuais", explica Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM.
 
Para marcar esta nova fase, a TAM Viagens convida as pessoas a enviar imagens de suas experiências de viagem para que possam ser utilizadas na campanha. Os interessados em participar devem submeter suas fotos no site da empresa (www.tamviagens.com.br).

A campanha toda é ancorada no olhar do viajante - pessoas comuns e não fotógrafos profissionais ou banco de imagens. Cada foto traz a bagagem emocional de quem a clicou. "Faremos um incrível banco de olhares. E é de lá que sairão as imagens para todas as nossas iniciativas de comunicação: propaganda, site, endomarketing e promoções", declara Fernanda Flandoli, vice-presidente de Estratégia da REDE106.

O plano de mídia foi iniciado no fim de semana com inserção de anúncio impresso sequencial de quatro páginas na revista Veja. Hoje (16) circularão outros anúncios impressos, ações online, material de PDV, marketing direto e filme de 30 segundos, que será veiculado nas principais emissoras de TV aberta, numa estratégia integrada de comunicação que alinha varejo e construção de marca. Toda a ação será suportada pelo site www.tamviagens.com.br/olhares.

Entre as criações, uma das peças traz um manifesto e ressalta que uma viagem não começa no aeroporto ou quando se sai de casa e, sim, bem antes na imaginação de cada pessoa. "Para quem leva curiosidade e um olhar atento na bagagem, o mundo, apesar de redondo, continua cheio de cantos misteriosos. Lugares para desvendar, pratos para provar, mares para mergulhar", destaca o anúncio.

O enredo do filme, por sua vez, traz takes de imagens de vários destinos, como Bariloche, Miami, Arraial D'Ajuda e Orlando, apresentados sob um novo ângulo. Simultaneamente às fotos, o lettering descreve o local e dá o crédito às pessoas responsáveis pelos registros. A locução em off, destaca: "Cada pessoa vê uma viagem de uma maneira. Nós vemos da sua".  Posteriormente, mais fotos são exibidas e, ao lado, aparecem os preços e promoções dos roteiros oferecidos pela TAM Viagens. Novamente, em off, a locução finaliza: "Viajar é ver o mundo com novos olhares. Qual é o seu?"

A TAM Viagens oferece mais de 600 opções de destinos domésticos e internacionais. Em todo o Brasil, são mais de 90 lojas franqueadas espalhadas por todos os Estados brasileiros, e 5 mil agências atendidas pela operadora. "Nosso portfólio é versátil. Oferecemos aos clientes uma variedade de possibilidades porque nos preocupamos em ajudá-los a descobrir o seu próprio roteiro. É por isso que vamos além das tradicionais opções de turismo para destinos clássicos. Hoje, a TAM Viagens também se destaca por desenvolver roteiros personalizados para diversos nichos", afirma Sylvio Ferraz, diretor da operadora.

Por meio de segmentação, a TAM Viagens permite a montagem de roteiros com mais liberdade. Os clientes contam com opções específicas, divididas em oito áreas de interesse: ecoturismo; escapadas; esportes; família; experiências; diversão e entretenimento; eventos e feiras; e praias.
FICHA TÉCNICA - CAMPANHA
Cliente: TAM Viagens
Produto: Institucional
Título: Olhares
Agência: REDE106
Direção de criação: Sergio Magalhães / Maurício Mori / Charles Cruz
Criação: Lucas Aguiar / Alessandro Garcia/
Planejamento: Fernanda Flandoli / Rogério Colantuono
Atendimento agência: Ricardo Al Makul, Vera Sousa, Thelma Mayr, Deborah Egydio
Produção da agência de RTVC: Katia Bontempo Leal e Sandra Rotta
Produtora do filme: Nois
Direção: Marcelo Garcia
Pós-produção: Equipe Nois
Produtora de som: Lua Nova
Art Buyer: Katia Bontempo e Sandra Rotta
Produção: William Yoshioka
Finalização: Alex Gomes
Retoque: MasterMind
Mídia: Tomas Monteiro, Eliane Abmussi
Aprovação cliente: Manoela Amaro

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