quarta-feira, 8 de junho de 2011

Competição de Vela dos Jogos Rio 2011 terá apoio da FEVERJ


As competições de vela dos 5º Jogos Mundiais Militares do CISM receberão total apoio da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro (FEVERJ). Na semana passada, foi assinado um contrato entre a Escola Naval e a FEVERJ para apoio às regatas – fleet race e match race - e indicação dos juízes que irão compor as Comissões de Regatas.

"A FEVERJ nos dará total apoio para as regatas, inclusive nomeando os 22 profissionais que irão trabalhar na arbitragem dos Jogos Rio 2011", afirmou o Coordenador do Grupo Executivo da Vela dos 5º Jogos Mundiais Militares, CMG Carlos Faillace, lembrando ainda que quatro árbitros estrangeiros, sendo dois da Dinamarca, vão trabalhar na competição.

O acordo foi assinado pelo comandante da Escola Naval, Contra -Almirante Leonardo Puntel, e o presidente da FEVERJ, Marco Aurélio Ribeiro. Também estiveram presentes o CMG Francisco Campos (Imediato da Escola Naval), o CMG Faillace, e o árbitro geral das regatas dos Jogos Rio 2011, Pedro Paulo Petersen.

Transporte solidário recebe adesão de Brasil, Canadá, EUA, Itália, CISM e COI
Maior plano de transporte solidário já colocado em prática pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), o 'Travel Plan' para os 5º Jogos Mundiais Militares, que acontecem em julho, no Rio de Janeiro, contabiliza 295 atletas de 49 países beneficiados. Outras 205 pessoas de 29 países também poderão vir competir no Brasil, graças a esse apoio.

O plano de transporte reúne esforços do CISM, do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Brasil e de outros três países: Canadá, EUA e Itália.

"Reunimos todos os meios disponíveis visando alcançar 110 países inscritos nos Jogos. Ainda estamos trabalhando para conseguirmos essa marca. Ajudamos países em dificuldades para aumentar a sua delegação favorecendo assim que atletas de alto nível não perdessem a oportunidade de competir", afirmou o TC Pedro Gagliardi, Adjunto de Esportes do CISM.

O Brasil cedeu duas aeronaves da Força Aérea Brasileira, com 140 vagas cada, que pousarão em quatro cidades africanas – Bamako (Mali), Yaoundé (Camarões), Nairóbi (Quênia) e Johannesburgo (África do Sul) –, onde estarão concentrados passageiros de diversos países. "Pela primeira vez na história um país apoia um continente com esta magnitude e envolvimento", completou o Tenente-Coronel, sobre a ação do Brasil na África.

Itália e Estados Unidos também estão cooperando com assentos em suas aeronaves militares. Os italianos disponibilizam 40 lugares para os países do Leste e Sudoeste Europeus, enquanto os norte-americanos irão apoiar delegações da América do Norte e Caribe. O Canadá disponibilizou 50 mil dólares canadenses para ajudar na compra de bilhetes aéreos, assim como o CISM, com 70 mil euros, e o COI, com 30 mil dólares.

"Nossos dados preliminares indicam que 30 países estão participando dos 5º Jogos Mundiais Militares exclusivamente devido a essa ação de solidariedade. Outros 19 estão recebendo suporte para transportar parte de suas respectivas delegações", explicou o TC Pedro Gagliardi, lembrando que esses dados estão sujeitos a alterações.

O Plano de Transporte solidário tem por meta atingir a marca de 110 países participantes nos Jogos Rio 2011. Os times de futebol do Quênia e de Camarões, por exemplo, virão competir no Rio de Janeiro graças a este apoio. O mesmo acontece com a equipe romena de pentatlo aeronáutico, já confirmada no avião da Itália.

Número de países confirmados no Travel Plan (até 30 de maio)
No avião do Brasil: 24 países
No avião da Itália: 10 países
Recursos do CISM e COI : África - 02 países, Ásia - 04 países, Europa - 09 países

Total de países suportados pelo Travel Plan
Confirmados: 49
À confirmar: 29

Total aproximado de pessoal apoiadas pelo Travel Plan
Confirmadas: 295
À confirmar: 205 (sendo 172 do avião dos EUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!