terça-feira, 21 de junho de 2011

TAM estreia na Ponte Aérea nova aeronave com serviço de conectividade OnAir

 

 
FOTO: ROBERTO CAIAFA


 
 
Companhia amplia frota e oferta de serviços de chamadas telefônicas, envio de mensagens e acesso a Internet a bordo
 
 São Paulo, 21 de junho de 2011 - A TAM iniciou hoje (21) a operação de mais uma aeronave com o sistema OnAir, que permite aos passageiros realizar chamadas telefônicas, enviar mensagens e acessar a Internet, pelo telefone, durante o voo. O Airbus A319 estreou na Ponte Aérea entre São Paulo/Congonhas e Rio de Janeiro/Santos Dumont. Esta foi a primeira vez que os passageiros da rota mais movimentada do país puderam utilizar seus celulares durante o voo. Está previsto que em 30 de junho e 12 de julho, outras duas novas aeronaves aterrissem no Brasil já com o sistema de conectividade instalado na fábrica da Airbus em Hamburgo (Alemanha). O sistema será ativado posteriormente.

O novo A319, com capacidade para 144 passageiros e configurado em classe única, permite à TAM ampliar a oferta de assentos na malha aérea doméstica da companhia. A aeronave voará na Super Ponte (voos entre São Paulo/Congonhas, Rio de Janeiro/Santos Dumont, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte/Confins) e de São Paulo para destinos do Norte e Nordeste, além de realizar frequências entre Brasília, Manaus, Fortaleza e Salvador.

Desde outubro de 2010, um Airbus A321 da TAM - que realiza as rotas entre São Paulo/Guarulhos, Recife, Natal, Fortaleza, Salvador e Porto Alegre - já está equipado com o sistema OnAir. O serviço, que utiliza os satélites da Inmarsat SwiftBroadband, permite que os clientes se conectem à uma rede GPRS, com seus próprios aparelhos de telefone GSM.

Em fevereiro, a TAM anunciou a ampliação do seu contrato com a OnAir para equipar 27 aviões com o sistema de conectividade a bordo. As demais 23 aeronaves (modelos A319, A320 e A321), que já fazem parte da frota da companhia, serão equipadas ao longo deste ano, na unidade de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul) da TAM, em São Carlos (SP), em uma linha de produção específica. Os aviões realizarão rotas domésticas e chegarão, até o final do ano, à maior parte dos 48 destinos cobertos pela empresa no Brasil. Além disso, a companhia acaba de ampliar o contrato com a OnAir para receber, no final de 2011, outras duas novas aeronaves equipadas, o que vai totalizar 29 aviões com o sistema.

Como funciona
O mecanismo oferecido pela TAM permite que  até oito passageiros utilizem celulares para ligações telefônicas ao mesmo tempo. Para dados e envio de SMS, não há restrições. Os aparelhos entram em roaming internacional, ou seja, passam a captar sinal assim que a aeronave atinge 4 mil metros de altura. Os usuários de smartphones também podem acessar e-mails e navegar na internet. O uso é cobrado diretamente pela operadora, na conta de telefone do passageiro. A tarifa é definida pela empresa de telefonia móvel usada pelo cliente.

O sistema garante total segurança, pois impede que o sinal dos celulares cause interferência nos comandos da aeronave e na rede de antenas de celular em terra. Além disso, em caso de necessidade, pode ser desligado a qualquer momento. Durante decolagens e pousos, os passageiros são orientados a desligar seus aparelhos eletrônicos.

Para o uso do OnAir, a companhia recebeu a aprovação técnica da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para ter o sistema de celular a bordo instalado na aeronave e a certificação operacional por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Além disso, o sistema foi certificado pela European Aviation Safety Agency (EASA) e sua utilização foi regulamentada recentemente pela União Europeia.

A TAM (www.tam.com.br), incluindo a Pantanal, opera voos diretos para 48 destinos no Brasil e 19 na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. É líder no setor de aviação no país, com market share de 44,5% no último mês de abril. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 89,1% do mercado em abril. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (156 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 14 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8,3 milhões de associados. Membro da Star Alliance - a maior aliança de companhias aéreas do mundo - desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.160 destinos em 181 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!