quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ABAG News #40/2011


A G E N D A   A B A G
Reunião do CAD
No dia 18, reuniu-se, na ABAG, às 08h30, o Conselho de Administração. Os itens da pauta mereceram continuados debates por parte dos presentes, tendo por fundo o cenário político e o econômico do País e a participação institucional da ABAG. Pelo adiantado da hora, resolveu o Conselho interromper a reunião para continuação no próximo dia 25, às 08h30, sem a formalidade da antecedência da convocação. Na pauta restante Universidade do Ar, Participação no IBAC, Relacionamento com a NBAA e Eleição CAD 2011/13.
Reunião da Câmara Técnica
A ABAG vai participar de reunião da Câmara Técnica de Infraestrutura, no dia 21, às 10h00, na sede do SNEA, no Rio de Janeiro. A intenção é de atualização do relacionamento da Câmara Técnica com a Agencia Reguladora, tendo em vista a apresentação formal de propostas de adequação das Resoluções 113 e 116, ambas da ANAC.

ABAG na SAC
A ABAG participou na Secretaria de Aviação, com a Secretaria de Navegação Aérea para discutir os próximos passos do projeto Universidade do Ar. Contou com a presença de representante da Associação Brasileira de Táxi Aéreo.
Bom Voo!
Diretoria Executiva



CLIQUE ACIMA E VEJA AS NOTÍCIAS


 

Fórum Regional de Aviação Civil
Nos dias 18 e 19 de novembro será realizado no Hangar José Ludovico de Almeida – no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, PrimeiroFórum Regional de Aviação Geral com o apoio institucional do Governo do Estado de Goiás. A programação conterá um ciclo de palestras
e a mostra de produtos aeronáuticos

LABACE 2012: Os melhores espaços já estão sendo ocupados, reserve o seu!
Antecipe sua participação no maior evento de aviação executiva na América Latina e esteja presente no mercado que mais cresce no País.

Violações da VSS não resolvidas e conseqüências
O Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo - DECEA, em oficio enviado à ABAG, informa que havia alertado a inúmeros governos estaduais e municipais de que obstáculos estavam violando os gabaritos de aproximações por instrumentos, na Superfície do Segmento Visual - VSS, observando a data de 14 de setembro para recebimento das manifestações. Após análise das repostas com soluções insuficientes para sanear as violações, alguns aeroportos terão o comprimento das pistas reduzido, a partir de 15 de março de 2012.
Algumas reduções "poderão acarretar em considerável diminuição da disponibilidade operacional ou até inviabilizar as operações IFR naqueles aeródromos..."
Veja quais são os aeroportos por cabeceira que serão atingidos.
Seminário Internacional sobre Combustíveis Alternativos para a Aviação
A DCA-BR, entidade sem fins lucrativos que, entre outros objetivos, promove a sustentabilidade
e a proteção ambiental nas atividades aeronáuticas, organizará nos próximos dias 29 e 30 de novembro o Seminário Internacional sobre Combustíveis Alternativos para a Aviação.

Notícias do IBAC
No final deste ano, estará aberto o cargo de Diretor-Geral do IBAC com a aposentadoria anunciada
por Don Spruston. A entidade, apesar de lamentar a saída do competente colaborador,
já anunciou as regras para sua substituição.
Definição de “aeronavegabilidade”
Os desafios enfrentados pela indústria da aviação de hoje são muitas, e a compreensão da relação entre aeronavegabilidade e manutenção é fundamental para contribuir com a segurança das operações. Veja quais as implicações dessa relação que possibilitam um voo mais seguro.
Dicas na Troca do Óleo e do Filtro do motor
Apesar de parecer uma tarefa simples, a troca do óleo e do filtro do motor de uma aeronave pode acarretar uma série de erros que serão percebidas somente no voo e seu desempenho estará comprometido podendo acarretar um acidente. Descubra como executar essa mudança da maneira correta a fim de preservar o motor e a vida útil da sua aeronave.
Sorocaba se firma como alternativa a Congonhas
O esgotamento do aeroporto de Congonhas e suas restrições à aviação executiva forçou a busca
de novas alternativas para comportá-la. Entre elas, o aeroporto de Sorocaba têm tido destaque,
uma vez que, registrou 44.452 operações de pousos e decolagens de janeiro até agosto de 2011, diante de 26.873 operações no mesmo período de 2010.

Vai de jato ou de táxi?
A necessidade de se locomover com rapidez no mundo dos negócios é resolvida através da utilização de aeronaves executivas. Mas a decisão sobre qual modelo adquirir dependerá do ramo em que você trabalha: regional, entre países vizinhos ou intercontinental. Entretanto, existe outra opção caso você não precise adquirir uma aeronave: o táxi-aéreo.
Risco no ar
Os raios laser ameaçam a segurança de voo ao serem utilizados para alvejar aviões e helicópteros durante o pouso. A INFRAERO tem incentivado os órgãos de navegação aérea, locais e regionais,
a realizar encontros com autoridades políticas e membros de comunidade para a conscientização
da gravidade do problema.

Aviação executiva chinesa e indiana retidas pela burocracia e pela infraestrutura
Os meios financeiros e o desejo de adquirir aeronaves cresce cada vez mais na China e Índia,
porém a infraestrutura chinesa e a burocracia indiana têm sido empecilhos para que o mercado da aviação executiva alavanque. Além disso, há uma grande necessidade de pilotos e técnicos treinados.

CEPA assegurará aviação executiva na Conferência em Praga
A Associação de Aviação Executiva da Europa Central realizará uma conferência nos dias 1 e 2
de Dezembro a fim de difundir como a aviação executiva está se desenvolvendo no mercado europeu.

Financiando negócios e jatos privados
Apesar da recessão, os compradores de aeronaves têm aumentado, e as possibilidades de adquirir uma aeronave a partir de um financiamento, impulsiona o mercado da aviação executiva. Especialistas indicam maneiras de como adquirir crédito para financiar uma aeronave.
ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP