segunda-feira, 17 de outubro de 2011

TAM registra a melhor taxa de ocupação internacional para o mês de setembro

 
 





Marca de 85,3% foi a segunda maior da companhia até hoje
 
 
 
 
São Paulo, 17 de outubro de 2011 – A TAM Linhas Aéreas alcançou taxa de ocupação de 85,3% em setembro em seus voos internacionais, a segunda melhor de sua história e recorde da companhia para o mês. O crescimento de 8,2% da demanda (RPK), combinado com o aumento de 6,9% da oferta (ASK), permitiu chegar à essa marca. Os dados foram divulgados hoje (17) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). No segmento internacional operado por empresas aéreas brasileiras, a TAM segue na liderança, com participação de 88,6% do mercado no mês passado.

Apesar de ser um mês de baixa temporada, marcado pela alta volatilidade da taxa de câmbio, setembro teve registro de forte procura pelos voos internacionais da TAM. Já o preço médio pago por passageiro, em dólares, por cada quilômetro voado (yield) apresentou redução na comparação com o mês anterior. Apesar disso, o yield internacional acumula forte aumento no trimestre. Combinado com altas taxas de ocupação, ele permitirá maximizar a receita unitária (RASK) da TAM.

No acumulado de 2011, a TAM registra crescimento de 15,2% na demanda internacional, acompanhado de crescimento de 11,6% da oferta. Combinados, eles resultam em uma taxa de ocupação de 81,9%, 2,6 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período do ano passado. Além disso, a companhia registra de janeiro a setembro um market share acumulado de 87,9%, o maior do segmento internacional em 2011.

No mercado doméstico, a taxa de ocupação do Grupo TAM foi de 64,4% em setembro, resultado da combinação entre uma ligeira redução da demanda, de 0,7%, e o aumento da oferta, de 8,7%. Com participação de 38,2% do mercado no mês passado, a companhia registrou a segunda colocação no segmento.

As operações domésticas em setembro também apresentaram aumento doyield entre 5% e 10%, na comparação com o mês anterior. O resultado está alinhado com o movimento de recomposição das margens e confirma a expectativa da companhia de aumento de pelo menos 5% do preço unitário doméstico nos últimos três meses na comparação com o trimestre anterior.

No acumulado de 2011, a TAM registra crescimento de 15,8% na demanda doméstica, acompanhado de crescimento de 12,5% da oferta. Combinados, eles resultam em uma taxa de ocupação de 69%, resultado que está 2 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período do ano passado. Além disso, a companhia registra de janeiro a setembro um market share acumulado de 41,5%, o maior do segmento doméstico em 2011.