segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Semana Rosa&Azul leva informação sobre prevenção do câncer de mama em diversos aeroportos do Brasil

cid:image001.jpg@01CCA617.2056CD80

 Ação promovida pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras em parceria com a Femama e Embraer contará com palestras e distribuição de folhetos sobre o assunto, além da aparição especial do jato cor-de-rosa e sua tripulação 100% feminina

São Paulo, 21 de novembro de 2011 – Começa hoje (21) a segunda edição da Semana Rosa&Azul, iniciativa daAzul Linhas Aéreas Brasileiras, em parceria com a Embraer e a FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama. A atividade, que tem o apoio da Infraero, consiste em levar informação sobre a prevenção do câncer de mama por meio de palestras e distribuição de folhetos sobre como combater a doença. A Semana Rosa&Azul 2011 passará por: Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Confins, Curitiba, Maringá, Campinas, Palmas e Florianópolis. Veja abaixo a agenda.

Além da abordagem feita por voluntárias da Femama e pelos colaboradores da Azul, o evento termina com a aparição especial do jato cor-de-rosa da companhia que foi especialmente pintado para simbolizar a  luta contra o câncer de mama no mundo. A aeronave e sua tripulação – formada exclusivamente por mulheres com uniformes rosa – terão a missão de percorrer nove destinos durante esta semana, chamando à atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama.

Gianfranco Beting, diretor de Comunicação, Marca e Produto da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, acredita na importância desta ação para promover a conscientização desta doença e se orgulha pela companhia fazer parte dessa nobre causa. “Somos uma companhia que tem  o compromisso abraçar ações que trarão um bem maior. È o que grandes marcas fazem”, disse.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina. Estima-se que cerca de 30 mulheres morrem por dia devido à doença. Quase a metade dos casos é descoberta em estágio muito avançado. “Trata-se de um paradoxo: mesmo com o avanço da ciência, um número cada vez maior de pessoas tem morrido de doenças curáveis”, afirma a presidente da FEMAMA, a médica mastologista Maira Caleffi. “Se descoberto cedo, o câncer de mama tem até 95% de chances de cura. Mas precisamos ser mais ágeis entre o tempo do diagnóstico e o tratamento”, salienta. “Essa parceria está contribuindo para disseminar a causa para um número maior de cidades brasileiras”, comemora a presidente da FEMAMA.

 A união deu tão certo que neste ano a Azul recebeu uma segunda aeronave cor-de-rosa, um turboélice ATR 72-200 que realiza voos pelo interior do estado de São Paulo, de Minas Gerais, do Paraná e de Santa Catarina.  De dezembro de 2010 para cá, já foram realizados mais de 2.620 voos com Embraer 195, que nunca passa em branco. “As pessoas sempre gostam de tirar fotos e registrar que estiveram na aeronave rosa”, ressalta Beting.

Agenda do Rosa & Azul

Na segunda-feira (21), o evento acontece a partir das 9h no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia (GO) e contará com a presença dos diretores da Azul e representantes da FEMAMA. À tarde, ainda no dia 21, haverá concentração no Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre (RS), a partir das 13h.

 Na manhã de terça-feira (22), às 8h30, o evento inicia no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na grande Belo Horizonte (MG). À tarde, o jato parte para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, com concentração a partir das 12h30
.
 A quarta-feira (23) terá pousos em duas cidades paranaenses. De manhã no Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado na Grande Curitiba, e à tarde no Aeroporto Regional Sílvio Nane Júnior, de Maringá. Sendo que as atividades iniciam por volta das 13h.

 Na quinta-feira (24), o avião chega à cidade natal da Azul Linhas Aéreas, localizada em Campinas (SP), e pousa no Aeroporto Internacional de Viracopos de manhã, com blitz a partir das 9h. À tarde, a aeronave ruma para Palmas (TO) e chega no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, tendo atividades desde às 10h30.
Na manhã de sexta-feira (25), o Rosa & Azul termina sua missão e finaliza a segunda edição do Road Show da Azul ao chegar de manhã ao Aeroporto Internacional de Florianópolis (SC) Hercílio Luz. A blitz está prevista para iniciar às 8h30.

Números da Doença

O INCA estima que este ano cerca de 50 mil mulheres vão ter câncer de mama no país, sendo que o Rio de Janeiro é o estado brasileiro com o maior número de casos da doença, seguido pelo Rio Grande do Sul e São Paulo. Conforme informações da ONG americana Susan G. Komen for the Cure, a cada 24 segundos é diagnosticado um caso de câncer de mama no mundo. A cada 68 segundos, uma mulher morre devido a esta doença.

Segundo a estimativa do INCA, a incidência do câncer de mama em 2011, nas cidades em que vai passar o Road Show da Azul, deve ser a seguinte:
- Goiânia (GO): 360 novos casos da doença/ano;
- Porto Alegre (RS): 1.040 novos casos da doença/ano;
- Belo Horizonte (MG): 950 novos casos da doença/ano;
- Rio de Janeiro (RJ): 4.010 novos casos da doença/ano;
- Curitiba (PR): 730 novos casos da doença/ano;
- Maringá (PR): * INCA não possui esse dado específico (Paraná: 2.990 novos casos da doença/ano);
- Campinas (SP): INCA não possui esse dado específico (O Estado de São Paulo tem 15.080 novos casos da doença/ano e a Capital paulista 5.760 casos);
- Palmas (TO): INCA não possui esse dado específico (Tocantins possui 120 novos casos da doença/ano);
- Florianópolis (SC): 130 novos casos da doença/ano.



Sobre a Azul

Com quase três anos de operações, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras conecta 40 destinos - 39 cidades, com 300 vôos diários. Somando-se às oito linhas de ônibus, são 45 cidades brasileiras conectadas pela companhia. A Azul já ultrapassou a marca de mais 12 milhões de clientes transportados desde sua fundação. Atualmente opera uma frota de 33 jatos modelo 190 e 195 da Embraer e 8 ATR 72-200 e 1 ATR 72-600. O papel da empresa é estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira por meio de uma equação tão simples de entender quanto difícil de imitar: preços baixos com alta qualidade de serviços.

Sobre a FEMAMA

É uma associação civil, sem fins lucrativos, que busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil. Está presente em 16 estados brasileiros e no Distrito Federal, por meio de 53 entidades associadas, atuando na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a formulação de políticas públicas de atenção à saúde da mama.

Sobre Embraer

A Embraer S.A. (NYSE: ERJ; BM&FBOVESPA: EMBR3) é uma empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves e sistemas para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa e segurança. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo.  Em 30 de setembro de 2011, a Embraer contava com 17.204 empregados – número que não inclui funcionários das subsidiárias não-integrais – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de USD 16 bilhões.