sábado, 8 de outubro de 2011

I Semana de Defesa e Gestão Estratégica Internacional- UFRJ.Objetivo: discutir temas pertinetes à defesa nacional. Dias: 7 à 9 de nov. no 'Quinhentão', CCS.

 
 Dia 07/11Dia 08/11Dia 09/11
09:00 - 09:30
Credenciamento


09:30 - 10:00
Cerimônia de abertura
10:00 - 11:00
A importância da Defesa para o desenvolvimento do Brasil
Paralisia Estratégica
Major Bernardes (EB)
A Importância Geoestratégica da Amazônia
General  Heleno (EB)
11:00 - 12:00
Brasil no cenário internacional: perspectivas e previsões
Eurico de Lima Figueiredo (UFF)
Questões Globais de Segurança
Thiago Rodrigues (UFF)
Livro Branco
Representante do Ministério da Defesa
12:00 - 13:30
Almoço
Almoço
Almoço
13:30 - 14:30
Estratégia Nacional de Defesa
Jorge Calvário dos Santos (ESG)
Integração Regional sul-americana
A importância acadêmica para o estudo da Defesa
General Arruda (EB)
14:30 - 15:30
Indústria da Defesa
Análise prevenção e gestão de conflitos
Apresentação de trabalho
15:30 - 16:00
Coffee Break
Coffee Break
Coffee Break
16:00 - 17:00
Operações de Paz
Comandante Carlos Chagas (FN)
Segurança Pública
Pedro Abramovay (FGV)
Premiação dos melhores trabalhos
Encerramento e agradecimentos
 
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NOTIMP: 281/2011 de 08/10/2011

FAB em processo de renovação
Completando 70 anos de fundação, a Força Aérea Brasileira vem trocando toda sua frota operacional
Glynner Brandão

Conheça um pouco mais da missão Força Aérea Brasileira

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Avião P-3AM é a "menina dos olhos" da FAB, por contar com os mais modernos sensores e sistemas do mundo. Imagem: NANDO CHIAPPETTA/DP/D. A PRESS

Até 2015, toda a frota operacional de helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) vai ser substituída. Em quatro anos, a meta é adquirir 50 aeronaves EC 725. Seis novos H-60 Black Hawk, que ficaram conhecidos após a aparição no filme Falcão Negro, passarão a integrar a frota do Brasil em 2012. A aviação de patrulha também será reforçada. A segunda aeronave P-3AM, considerada o “estado da arte” pela FAB, deve chegar ao país ainda em outubro. As novas unidades darão mais segurança ao espaço aéreo do Brasil. Até o fim do mês, a Aeronáutica comemora os seus 70 anos de fundação. A FAB foi criada em 1941, por decreto do então presidente Getúlio Vargas.
As novas aeronaves de asas rotativas serão custeadas pelo governo federal e aposentarão helicópteros como os H1H, usados na Guerra do Vietnã. Hoje, a Aeronáutica conta com 46 helicópteros de cinco categorias. Com o reforço, a intenção é que cada uma das três forças armadas do país receba 16 helicópteros EC 725. Um exemplar já é operado em Belém do Pará. Rio de Janeiro e Campo Grande (MS) também ganharão aeronaves de asas rotativas deste tipo usadas em resgates.
Em 2009, os Black Hawk ajudaram no resgate das vítimas do voo 447, da Air France. O avião caiu sobre o Atlântico quando seguia do Rio de Janeiro para Paris. Os novos H-60 vão ser entregues a Santa Maria (RJ), que receberá quatro, e Manaus, que passará a contar com oito Black Hawk. “Diria que a disponibilidade de helicópteros está adequada. O país estará mais bem preparado com essa renovação”, contou o coronel Ramiro Kirsch, comandante do 1º Esquadrão do 11º Grupo de Aviação (1º/11ºGAV), em Natal. Até dezembro de 2013, Porto Velho (RO) deve receber seis AH-2 Sabre, estendendo para 12 a sua frota. Hoje, a cidade conta com seis unidades.
Na aviação de patrulha, o avião P-3AM é a “menina dos olhos” da FAB. A sua carcaça é da década de 1960, mas, por dentro, a aeronave conta com os mais modernos sensores e sistemas do mundo. O único exemplar do país está no 1º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação (1º/7º GAV), em Salvador. O país comprou 12 unidades.
A aeronave impressiona pelo potencial. Seus radares conseguem captar alvos distantes até 240 milhas, ou cerca de 400 quilômetros. Um item chamado de sonoboia, lançado ao mar, é capaz de registrar a presença de submarinos no oceano utilizando microfones. Os ruídos são analisados por profissionais que monitoram as alterações através de sensores acústicos. Os P-3AM têm autonomia de voo de até 16 horas ininterruptas e capacidade para viajar com até 30 mil litros de combustível.
“Ele está recheado com equipamentos eletrônicos de última geração, como itens de escuta, antissubmarino, guerra eletrônica e comunicação”, acrescentou o major-brigadeiro do ar Luis Antonio Pinto Machado, comandante do 2º Comando Aéreo Regional. Na prática, esse avião dá de volta ao país a capacidade de detectar, localizar, identificar e afundar submarinos, o que no jargão militar recebe o nome de guerra antissubmarina. Para que todo esse sistema seja operado com êxito, o P-3AM exige o trabalho de 12 profissionais em conjunto. Os operadores do avião são treinados em uma sala restrita, em Salvador, com acesso por impressão digital.
 

Frota de destaque 

 Simulação de vôo do caça A-29
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Curso realizado em Natal forma os pilotos de caça. Imagem: FÁBIO CORTEZ/DN/D.A PRESS

Os militares que concluem a AFA, mas desejam se tornar pilotos de caças, estudam por 11 meses no 2º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação (2º/5º GAV), em Natal. Lá está a maior unidade de caça de todo o Hemisfério Sul. Opera com 23 aviões A-29 Super Tucano e conta com cerca de 800 foguetes. No curso, simuladores ajudam os militares a aprimorar técnicas de condução de aeronaves deste tipo.
Esses equipamentos representam economia para a instrução. Basta ligar na tomada e a máquina é capaz de dar uma noção quase perfeita de um A-29 em voo. “É como se fosse um videogame. Quando o aluno segue para o primeiro voo prático, já simulou bastante no chão”, resumiu o Tenente-Coronel Carlos Duek, comandante do 2º/5º GAV. O 2º Esquadrão já formou cerca de 700 pilotos de caça desde a sua fundação.
O militar participa de 24 missões no simulador, ou 25 horas de voo, e faz 75 voos avaliados. O tenente Felipe Flamínio é instrutor do 2º/5º GAV. “O A-29 tem sistemas modernos e performance ótima. Exige muito estudo. Depois que você aprende, ele se torna muito eficaz. O simulador nos dá uma noção quase perfeita do voo”, falou. No curso, o aspirante a oficial passa por avaliações periódicas. Sua conduta é individualizada, ou seja, méritos e deméritos, salvo exceções, são de responsabilidade do futuro piloto, sem compartilhamentos. O projeto do A-29, com unidades já exportadas para Chile, Colômbia e Equador, é nacional. Essas aeronaves usam o Sistema Hotas, que dá possibilidade ao piloto de executar várias funções acionando manche e manete. Um painel Glass Cockpit aumenta o potencial de operação das aeronaves modelo A-29. 

Alta tecnologia


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Investimentos para seguir
aumento do tráfego aéreo.
Imagem: JULIO JACOBINA/DP/D.A PRESS

O 3º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), que cobre o Nordeste, estima um crescimento de 30% na circulação de aeronaves entre os meses de janeiro e março do próximo ano. O sistema operacional Sagitário é a aposta do Cindacta para minimizar os impactos da crescente demanda. O software já funciona há seis meses e aumenta a capacidade de processamento de informações, o que facilita o trabalho dos controladores de voo. No primeiro trimestre de 2011, o tráfego cresceu 27% em relação ao mesmo período de 2010.
A ferramenta processa dados de radares e satélites e conta com sistemas de alerta para situações de risco, como conflitos de rota. É capaz de gerar imagens em tempo real e permite a abertura de várias janelas de visualização. O controle dos operadores é feito por monitores touchscreen, sensíveis ao toque. Os diálogos entre controladores e pilotos, antes realizados com a ajuda de sistemas de rádio, agora são feitos via mensagens escritas em computadores de bordo. Isso evita interferências.
“O novo sistema é a comprovação da nossa autosuficiência tecnológica”, comentou o major-brigadeiro do ar Luis Pinto Machado, comandante do 2º Comando Aéreo Regional (II Comar), com abrangência no Nordeste. Segundo ele, a ferramenta foi testada com sucesso durante os Jogos Mundiais Militares deste ano, no Rio de Janeiro. A meta é adotar a tecnologia durante a Copa do Mundo. “Ela trouxe avanços na capacidade de gerenciamento. Dá informações trabalhadas aos controladores”, explicou o coronel João Batista Xavier, comandante do Cindacta III. 

Entrevista >> Major-brigadeiro do ar Luis Antonio Pinto Machado

“O Brasil quebrou um paradigma”
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Imagem: NANDO CHIAPPETTA/DP/D. A PRESS
O céu brasileiro está realmente protegido?
Nós temos um sistema de controle do espaço aéreo que é tido como modelo em todo o mundo. O Brasil quebrou um paradigma. Usualmente, os sistemas de controle são divididos em civil e militar. O nosso país conseguiu unificar os dois. O 3º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 3) toma conta do espaço aéreo do Nordeste. Esse sistema é muito evoluído, tem equipamentos de ponta, como radares de última geração. Existe confiabilidade.
A aeronave P-3AM é o que existe de mais moderno no mundo?
Recentemente, incorporamos essa aeronave. É o mais novo avião da Força Aérea. O P-3AM é dedicado até a ações submarinas. A carcaça dele é igual à do Electra, que ficou famoso por fazer a ponte aérea Rio de Janeiro/São Paulo. Por dentro, ele está recheado com equipamentos eletrônicos de última geração, como itens de escuta, antisubmarino, de guerra eletrônica e comunicação. É uma aeronave capaz de transportar mísseis e também kits para náufragos em missões de busca. O P-3AM tem grande alcance, 16 horas de autonomia, mais de 2 mil quilômetros de raio de ação. Hoje, essa aeronave é modelo para todas as forças aéreas do mundo.
O II Comar é o berço da aviação do país?
O 2º Comando Aéreo Regional (II Comar), o da região Nordeste, tem uma ligação extrema com os 70 anos da Força Aérea, porque o seu batismo de fogo aconteceu aqui. Um D-25 decolou da Base de Recife e bombardeou um submarino italiano que espreitava os nossos comboios. Essa missão foi essencial para a confirmação da FAB.
 GALERIA DE IMAGENS
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 Avião P-3AM é a "menina dos olhos" da FAB, por contar com os mais modernos sensores e sistemas do mundo.
Imagem: NANDO CHIAPPETTA/DP/D. A PRESS
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Imagem: NANDO CHIAPPETTA/DP/D. A PRESS
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Imagem: NANDO CHIAPPETTA/DP/D. A PRESS


Aviões vão dar menos voltas sobre o Rio para diminuir incômodo de moradores

Moradores de bairros como Urca, Botafogo, Flamengo e Santa Teresa, no Rio, vão sofrer menos com o barulho de aviões do Aeroporto Santos Dumont.

A partir do dia 20, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) vai alterar o procedimento de pouso no local. Aeronaves da chamada Rota 2 - que ainda passa por cima de Catete, Glória, Laranjeiras e centro - vão dar menos "voltas" até pousar.
O plano é que o sobrevoo pela cidade dure o menor tempo possível.

Estudo do Instituto Estadual do Ambiente do Rio mostrou que o ruído dos aviões do Santos Dumont chegava a 90 decibéis em alguns bairros - o máximo tolerado é 55.
Veja entrevista com comandante da FAB sobre a Operação Ágata 2
Sara Nanni
No final de setembro deste ano teve início a Operação Ágata 2. No vídeo, o Tenente-Coronel Aviador André Monteiro, Comandante do Esquadrão Flecha, que voa caças A-29 Super Tucano a partir de Campo Grande (MS), explica como são feitas as operações de segurança na fronteira.
Durante a Operação Ágata foram interceptadas 33 aeronaves, das quais 27 estavam em situação regular. As outras seis deixaram o espaço aéreo brasileiro depois da abordagem dos pilotos.
A Força Aérea Brasileira (FAB) mantém caças prontos para interceptar qualquer aeronave em voo irregular na região de fronteira do Brasil com o Uruguai, a Argentina e o Paraguai, 24 horas por dia, todos os dias do ano.
A missão é cumprida por caças A-29 Super Tucano, que durante a operação decolam das cidades de Maringá (PR), Dourados (MS) e Campo Grande (MS), além dos supersônicos F-5EM de Canoas (RS).
Também é utilizado um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) RQ-450, que fica baseado em Santa Rosa (RS), na fronteira do Brasil com a Argentina. Esse VANT ajuda a captar informações à distância - sem a necessidade de o piloto estar dentro da aeronave - que podem ser disponibilizadas e acompanhadas ao vivo enquanto outra aeronave com tripulação estiver voando.
Entenda como funcionam as operações de segurança da FAB em:
www.youtube.com/watch?v=SGsGi9oWGOI
 

Cantor sertanejo Eduardo Costa fica ferido em acidente de avião, em MG
Aeronave teve problemas ao pousar em Manhuaçu, na Zona da Mata. Artista quebrou a mão e sofreu uma luxação no nariz, segundo a assessoria.

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O cantor sertanejo Eduardo Costa ficou ferido em um acidente de avião na tarde desta sexta-feira (7) em Manhuaçu, na Zona da Mata, em Minas Gerais. Segundo informações da assessoria do cantor, a aeronave apresentou uma falha no sistema de freios, saiu da pista e invadiu uma lavoura.
Além do cantor, outras quatro pessoas estavam no avião. Apenas o artista ficou ferido e foi levado para o Hospital César Leite, em Manhuaçu.
De acordo com informações da unidade de saúde, Eduardo Costa sofreu fraturas na mão direita e no nariz e levou pontos na boca. Ele foi medicado e passou por exames de raio-x.
Ainda de acordo com a assessoria de Eduardo Costa, o cantor tem um show marcado para a noite desta sexta-feira (7), em Simonésia, município da Zona da Mata, mas ainda não há confirmação se o evento vai ser mantido. Caso o show seja remarcado, a assessoria vai informar a nova data aos fãs do cantor.
 
Anac seleciona estudos para aeroportos que serão concedidos
Estudos serão encaminhados para apreciação do TCU. Leilão de aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília deve ser este ano.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta sexta-feira (7) o resultado da seleção de estudos preliminares para as concessões dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília. De acordo com a agência, os projetos selecionados foram elaborados pela empresa Estrutura Brasileira de Projetos S.A.
Há cerca de um mês, a Anac abriu um chamamento público para que empresas especializadas pudessem participar enviando seus estudos de como deve ser feitas essas obras. Nove empresas se inscreveram, mas apenas quatro enviaram projetos.

Segundo a Anac, as empresas que saírem vencedoras dos leilões de concessão desses aeroportos – previstos para ocorrer em dezembro – deverão seguir os projetos aprovados (podendo haver adaptações) e serão responsáveis pelo pagamento dos mesmos.
Para os estudos referentes ao aeroporto de Guarulhos, o valor de ressarcimento foi estabelecido em R$ 7.031.910,77 (53,3 % do valor pedido pela empresa). Para o aeroporto de Viracopos, o valor foi de R$ R$ 7.697.166,54 (49% do valor original), e, para o aeroporto de Brasília, R$ 2.536.053,46 (49,7% do investimento inicial).

Os estudos selecionados serão encaminhados ao Tribunal de Contas da União (TCU) para apreciação.
 

FLAPBACKS - CRUZEX V 2010 A GUERRA AÉREA NOS CÉUS DO NORDESTE

CRUZEX V 2010

FOTOS: ROBERTO CAIAFA

RAFALE B - ARMEE DEL AIR

EMBRAER A-1A AMX - FAB

AT-26 XAVANTE PAMA-RF

AT-26 XAVANTE - PACAU

RAFALE B - ARMEE DEL AIR

MIRAGE 2000C - GDA - FAB

NORTHROP F-5EM TIGER II - FAB

F-16C ANG COLORADO - USAF RESERVE

F-16D BLOCK 50 FACH

ERJ-145 DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL

RAFALE B - ARMEE DEL AIR

RAFALE B - ARMEE DEL AIR

RAFALE B - ARMEE DEL AIR

Piloto Policial - Snack News




Posted: 07 Oct 2011 01:00 PM PDT


O uso das aeronaves da Polícia Rodoviária Federal está auxiliando no combate ao crime e prestando socorro a feridos no Paraná. Na segunda-feira (03), uma equipe da Divisão de Operações Aéreas socorreu três vítimas de acidentes de trânsito na Região Metropolitana de Curitiba enquanto outra equipe da...

Esse é apenas o início do artigo Clique no link acima e leia a matéria completa no site. Bons voos !
Posted: 07 Oct 2011 07:00 AM PDT


Dando continuidade ao processo de qualificação dos auxiliares de mecânicos de manutenção aeronáutica, foi realizado na semana de 19 a 23 de setembro de 2011, na sede do GRPAe em São Paulo, um Estágio de Familiarização da Aeronave AS350-Esquilo a todos os auxiliares de mecânicos que concluíram o...

Esse é apenas o início do artigo Clique no link acima e leia a matéria completa no site. Bons voos !
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Muitas Rotas e Muitas Ofertas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Azul Linhas Aéreas recebe a primeira aeronave ATR 72-600 para América Latina




Companhia é a segunda no mundo a receber o novo modelo do turboélice

São Paulo, 7 de outubro de 2011 – Foi entregue hoje para a Azul Linhas Aéreas Brasileiras a primeira aeronave modelo ATR 72-600 para a América Latina. A cerimônia aconteceu na fábrica da ATR, em Toulouse, na França, com as presenças do presidente da aérea, Pedro Janot , e do presidente da fabricante, Felippo Bagnato. Batizada de Azul Tango Romeo, o avião dá início a série de 30 aeronaves encomendadas pela Azul até 2015 e deve entrar em operação em novembro. A expectativa é que até o final do ano, mais dois ATR72-600 sejam incorporados à malha. A companhia tem ainda mais 10 opções de compra do novo modelo.

Com a introdução desses turboélices, a Azul é a segunda aérea no mundo a receber a mais moderna aeronave do modelo e continuará expandindo suas operações regionais, que hoje são servidas por uma frota de oito ATRs 72-200. Esses aviões serão gradativamente devolvidos à fabricante na medida em que os ATR72-600 chegarem. Em conjunto com uma frota de 33 jatos da família Embraer 190/195, a Azul está presente em mais de 40 destinos no Brasil em menos de três anos de operações e já detém quase 10% participação do mercado doméstico de aviação.

O Brasil se tornou nos últimos anos favorável para a expansão dos turboélices da ATR, cujas aeronaves são perfeitas para utilização em rotas de curtas distâncias, uma vez que suas operações conferem um baixo custo de manutenção - cerca de 45% a menos do que as demais aeronaves em operação no País. Além disso, seu baixo consumo de combustível gera até 50% menos CO2 que outros aviões regionais, o que contribuiu para a escolha do modelo pela Azul.

Para David Neeleman, fundador e presidente do Conselho de Administração da companhia, as novas aeronaves permitirão que a empresa expanda suas operações regionais de forma a tornar a aviação comercial mais acessível aos brasileiros. “Estamos muito felizes em apresentar o novo modelo da ATR, que se encaixará perfeitamente na missão de expandir nossas operações em termos de freqüência e baixo custo”, afirmou Neeleman.

Felippo Bagnato, CEO da ATR, está confiante de que o mercado brasileiro ficará muito satisfeito com o novo modelo 72-600, que apresenta a mais alta tecnologia em termos de conforto e segurança operacional. “O Brasil é um mercado muito dinâmico e estamos convencidos de que o desempenho da ATR nos trará oportunidades de expansão no mercado brasileiro e, também, na América Latina” disse Bagnato.




Sobre o ATR 72-600

Capacidade de passageiros: 68-74;
Motores: Pratt & Whitney 127m;
Potência máxima na decolagem: 2.750 cavalos de potência por motor;
Peso máximo na decolgem: 23.000 kg;
Carga máxima: 7.500 kg;
Alcance máximo com capacidade total de passageiros: 899 milhas náuticas (1665 km).

Sobre a Azul
Com quase três anos de operações, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras conecta 40 destinos - 39 cidades, com 300 voos diários. Somando-se às oito linhas de ônibus, são 45 cidades brasileiras conectadas pela companhia. A Azul já ultrapassou a marca de mais 11 milhões de clientes transportados desde sua fundação. Atualmente opera uma frota de 31 jatos modelo 190 e 195 da Embraer e oito ATR 72-200. O papel da empresa é estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira por meio de uma equação tão simples de entender quanto difícil de imitar: preços baixos com alta qualidade de serviços. O sucesso da companhia é atestado pelos prêmios “Melhor Empresa Aérea do Brasil” pela revista Avião Revue, “Destaque do Ano de 2009” do XII Prêmio Aero Magazine de Aviação, “One of the 30 World’s Hottest Brands” pela Advertising Age de Nova York e eleita a melhor companhia aérea low-cost da América Latina pela Skytrax World Airline Awards – premiação reconhecida como referencial de excelência no setor aéreo.  

Sobre ATR
Fundada em 1981, a fabricante de aviões turboélice ATR está localizada em Toulouse, na França, e é a lídermundial no segmento de aeronaves de 50 a 70 lugares. A companhia já vendeu mais de 1.200 aeronaves, operadas por 175 companhias em 94 países. Seus operadores já acumulam mais de 21 milhões de voos. AATR é uma parceria entre o grupo aeronáutico europeu, A EADS e a italiana Alenia Aeronautica aeronáuticagrupo (a Finmeccanica), e é certificada pelo ISO 14001, padrão mundial para gestão ambiental e sustentabilidade.

ABAG IN FOCUS 2012





A G E N D A   A B A G
Convenção Anual NBAA
A ABAG estará na próxima semana participando da 64ª Convenção Anual da NBAA, que acontece nos dias 10, 11 e 12 de outubro, em Las Vegas, USA. No dia 10 a tarde, comparecerá a cerimônia em homenagem ao Diretor-Geral do IBAC, Don Spruston, que estará se aposentando ao final deste ano. Na tarde do dia 12, reune-se com representantes da NBAA para tratar de parcerias futuras.
54ª Reunião do Conselho de Administração do IBAC
No próximo dia 13, a ABAG estará participando da segunda reunião anual do IBAC. o Relatório de Atividades 2011 da Associação será apresentado no encontro de um dia.
Bom Voo!
Diretoria Executiva





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Fórum Regional de Aviação Civil
Nos dias 18 e 19 de novembro será realizado no Hangar José Ludovico de Almeida – no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, PrimeiroFórum Regional de Aviação Geral com o apoio institucional do Governo do Estado de Goiás. A programação conterá um ciclo de palestras
e a mostra de produtos aeronáuticos

LABACE 2012
Antecipe sua participação no maior evento de aviação executiva na América Latina e esteja presente no mercado que mais cresce no País.

Violações da VSS não resolvidas e conseqüências
O Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo - DECEA, em oficio enviado à ABAG, informa que havia alertado a inúmeros governos estaduais e municipais de que obstáculos estavam violando os gabaritos de aproximações por instrumentos, na Superfície do Segmento Visual - VSS, observando a data de 14 de setembro para recebimento das manifestações. Após análise das repostas com soluções insuficientes para sanear as violações, alguns aeroportos terão o comprimento das pistas reduzido, a partir de 15 de março de 2012.
Algumas reduções "poderão acarretar em considerável diminuição da disponibilidade operacional ou até inviabilizar as operações IFR naqueles aeródromos..."
Veja quais são os aeroportos por cabeceira que serão atingidos.
Seminário Internacional sobre Combustíveis Alternativos para a Aviação
A DCA-BR, entidade sem fins lucrativos que, entre outros objetivos, promove a sustentabilidade
e a proteção ambiental nas atividades aeronáuticas, organizará nos próximos dias 29 e 30 de novembro o Seminário Internacional sobre Combustíveis Alternativos para a Aviação.

Notícias do IBAC
No final deste ano, estará aberto o cargo de Diretor-Geral do IBAC com a aposentadoria anunciada
por Don Spruston. A entidade, apesar de lamentar a saída do competente colaborador,
já anunciou as regras para sua substituição.
FAA: Política de organização do tráfego aéreo
As mudanças estabelecidas pela Administração Federal da Aviação norte-americana (FAA) garante que as alterações no comprimento da pista devido à construção não transferem a responsabilidade do piloto para o controlador do tráfego aéreo, sendo apenas um item adicional à segurança com algumas implicações.
Desvio de atenção durante a realização do check list
Ao realizar o check list antes de uma operação, a desatenção pode influenciar na checagem dos itens contidos e durante o voo, a aeronave pode sofrer alguma falha operacional e como consequência, um acidente pode ocorrer. Saiba como realizar o check list da sua aeronave seguindo todos os passos necessários para que seu voo ocorra normalmente.
Muito velha para voar?
Aeronaves são muito parecidas com o corpo humano e precisam de cuidados constantes. Com o passar do tempo, esses cuidados devem ser maiores, pois os riscos de se utilizar aeronaves antigas sem manutenção pode gerar acidentes graves. Descubra algumas dicas para dar uma vida mais longa à sua aeronave e mais segura para você.
Alckmin volta a defender a construção de 3º aeroporto em São Paulo
Governador volta a focar a necessidade da construção de um 3º aeroporto em São Paulo com incentivo privado para abrigar a aviação executiva que está em constante crescimento no país.
Uma terra de oportunidades

Número de helicópteros no Brasil quase dobrou nos últimos 10 anos. Com queda de outros mercados, os grandes fabricantes têm visto por aqui uma ótima chance de aumentar as vendas.
Cresce a procura por aeronaves executivas na região de Goiânia
Além da região de Goiânia, as regiões de Cuiabá, Campo Grande, Mato Grosso e Brasília têm vivido um crescimento significativo na aviação executiva devido ao seu desenvolvimento econômico e ao incentivo dos baixos preços das aeronaves.
Importação de aeronaves cresce 384 % em Mato Grosso
Devido ao acesso limitado das linhas aéreas no estado e ao barateamento dos aviões, a importação de aeronaves destinadas à aviação executiva e agrícola eleva o Mato Grosso a se tornar o segundo estado brasileiro com maior número de aeronaves, um total de 964.
As entregas de jatos executivos crescerão no próximo ano
Segundo estudos, a demanda por jatos executivos maiores continuará forte em 2012 devido aos compradores chineses. Já as empresas de jatos de pequeno e médio porte irão experimentar uma recuperação mais lenta nas vendas.
Aviação executiva é vital para a balança comercial, diz Bolen
Apesar dos desafios que a aviação executiva norte-americana vem sofrendo, o presidente da Associação Nacional de Aviação Executiva norte-americana (NBAA), Ed Bolen, diz que o setor continua a contribuir fortemente para o equilíbrio da balança comercial do país.
Jet Expo Show em Moscou revela recuperação da aviação executiva
na Rússia

A recente liberação do espaço aéreo russo e as melhorias a longo prazo da infraestrutura do país são alguns dos fatores contribuintes para a recuperação da aviação executiva na Rússia. Já as empresas do setor investiram na feira a fim de expandirem seus negócios e vencer a concorrência.
Mercado da aviação executiva continua crescendo no Oriente Médio
Evento que acontecerá do dia 11 ao dia 13 de Dezembro em Dubai, reforça o crescimento da aviação executiva no Oriente Médio, apesar da região ter sido atingida pela atual instabilidade financeira.
Aviação Executiva canadense ganha padrão de CO2 internacional
O apoio do governo canadense e do Comitê de Aviação de Proteção Ambiental (CAEP) permitiu à Associação Canadense de Aviação Executiva (CBAA) ter a norma 1/SAR reconhecida internacionalmente para ser aplicada nas emissões de gás carbônico (CO2) da aviação executiva.
ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP