quarta-feira, 18 de abril de 2012

TAM revisa estimativas de oferta e demanda para o mercado doméstico

 

 
FOTO: ROBERTO CAIAFA

 
 
A capacidade de voos domésticos da Companhia deve permanecer estável ou recuar 2% em 2012 para assegurar rentabilidade das operações
 
 

São Paulo, 17 de abril de 2012 – A TAM Linhas Aéreas revisou suas estimativas de oferta e demanda para o mercado doméstico em 2012, com o objetivo de assegurar a rentabilidade das operações. Após reavaliar o cenário econômico, a empresa prevê que a quantidade de assentos disponíveis em seus voos dentro do Brasil deve continuar estável ou ser reduzida em até 2%, enquanto a demanda deve crescer entre 7% e 9%. 

Em janeiro, a companhia anunciou suas estimativas (guidances) para este ano e previa oferta doméstica estável ou até 2% maior do que em 2011, com a demanda crescendo entre 8% e 11%. Porém, ao observar o comportamento do mercado nos últimos meses, a empresa verificou uma elasticidade na demanda em relação ao preço das passagens e por isso considerou necessária a revisão anunciada hoje.

As outras estimativas para este ano continuam inalteradas, inclusive o plano de frota. A empresa segue com seu planejamento para terminar 2012 com 157 aviões. A redução na oferta de assentos das rotas domésticas será feita com a diminuição na utilização média diária das aeronaves. 

Vale ainda ressaltar que a demanda por voos internacionais continua aquecida e que a TAM mantém seus planos de ampliar a oferta de assentos nas rotas existentes entre 1% e 3% neste ano. 


A TAM (www.tam.com.br) opera voos diretos para 43 destinos no Brasil e 19 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. É a líder do mercado doméstico, com market share de 39,1% no último mês de fevereiro. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 87,5% do mercado em fevereiro. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (156 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização. O TAM Fidelidade, que possui hoje 8,9 milhões de associados, já distribuiu mais de 18 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.300 destinos em 189 países

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!