sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Omnisys recebe troféu de Engenharia da UFMG pelo 3º ano seguido

Descrição: Descrição: Omnisys logo




Empresa paulista foi eleita na categoria Aeroespacial em pesquisa com formadores de opinião


São Bernardo do Campo, 26 de setembro de 2013 – Engenheiros, altos executivos de empresas e diversos formadores de opinião do setor elegeram a Omnisys, empresa de alta tecnologia sediada em São Bernardo do Campo (SP), para receber o troféu do 6º Prêmio Top Engenharia na categoria Setor Aeroespacial (materiais, serviços e Componentes) – Tecnologia proteção Voo/Radares. O prêmio será recebido pelo Diretor de Engenharia da empresa, Lionel Collot, em solenidade realizada na sexta-feira, 27 de setembro, no Minas Tênis Clube II, em Belo Horizonte.

É um orgulho para nós que o talento da nossa equipe brasileira seja reconhecido desta forma. Afinal, o capital humano é o nosso maior patrimônio. Com uma equipe de engenheiros de reputação incontestável, a Omnisys é uma empresa altamente inovadora que produz no Brasil, com cérebros e mãos brasileiras, alta tecnologia para atender os mercados nacionais e exportar”, explica Edgard Menezes, presidente da Omnisys.

A escolha da Omnisys pela terceira vez consecutiva foi feita a partir de pesquisa conduzida pela Associação dos Ex-Alunos da Escola de Engenharia da UFMG (AEAEE). Em sua sexta edição, o Top Engenharia reconhece pessoas e empresas que contribuem para o desenvolvimento da engenharia do país. A premiação da AEAEE abrange profissionais e empresas fornecedoras dos setores de Construção Civil, Construção Pesada, Metalurgia, Telecomunicações, Automotivo, Infraestrutura, Energia, Naval, Indústria de Base, entre outras.

Sobre a Omnisys
A Omnisys é uma empresa brasileira de altíssima tecnologia, sediada em São Bernardo do Campo (SP). Fundada em 1997 por três engenheiros brasileiros, a Omnisys é afiliada à Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE). Subsidiária da Thales no Brasil, integra sua rede internacional de centros de excelência em Pesquisa e Desenvolvimento, com competência técnica e gerencial em áreas estratégicas de aplicação civil e militar tais como defesa aérea e controle de tráfego aéreo, guerra eletrônica naval e, no mais alto grau de desenvolvimento tecnológico, áreas espaciais e de aviônicos, além da prestação de serviços. www.omnisys.com.br.

"Two customers sign up for the VIP version of Eurocopter’s EC175 twin-engine, medium-class helicopter"



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Smiths Detection fornece equipamentos especializados em análise de carga de contêineres para TESC


Terminal Portuário Santa Catarina (TESC) recebe scanner móvel com capacidade de inspeção de até 150 caminhões por hora
São Paulo, 25 de setembro de 2013 – A Smiths Detection, empresa de soluções de segurança para mercados civil e militar, finalizou a instalação do novo scanner para análise de carga de contêineres no TESC - Terminal Portuário Santa Catarina.
O equipamento móvel, modelo HCVM-T, que utiliza a força de um acelerador de raio X de 4MeV (Mega eletron Volt), pode “varrer” contêineres de carga carregados com uma penetração de aço de até 310mm. “Por utilizar tecnologia por sistema de raio X, o scanner obteve, no final de agosto, a licença da CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear – para iniciar as operações e a partir de agora, a região sul passa a contar com um sistema avançado de detecção em portos,” explica Danilo Dias, CEO da Smiths Detection Brasil.
Localizado no complexo portuário de São Francisco do Sul (SC), o porto compreende uma área de 144.000m² com performance de 40 contêineres por hora. “Nossa previsão é de inspecionar até 4.000 contêineres, entre importação e exportação, por mês”, comenta o gerente de operações do TESC, João Pismel.
“Com este novo scanner, realizaremos um trabalho mais ágil de vistoria dos produtos dentro dos contêineres, possibilitando assim mais segurança no procedimento de despacho aduaneiro,” diz Pismel.
O modelo HCVM-T, tem capacidade de inspeção de até 150 caminhões por hora e possui sistema de leitura automática do número do contêiner, por meio da tecnologia OCR (Optical Character Recognition, ou em português, Reconhecimento Óptico de Caracteres) e permite até seis modos de operação.
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Sobre a Smiths Detection
Smiths Detection oferece soluções avançadas de segurança para mercados civis e militares no mundo inteiro, desenvolvendo e fabricando produtos de tecnologia regulamentada pelo governo para a identificação de explosivos, agentes químicos e biológicos, narcóticos, armas e contrabando. A Smith Detection faz parte do Smiths Group, líder global em implementação de tecnologias avançadas em mercados em risco, assim como em detecção de contrabando e produtos para o setor de energia, dispositivos médicos, comunicação e peças de engenharia. O Smiths Group emprega aproximadamente 23.000 pessoas em mais de 50 países.
Sobre o TESC
TESC, inserido no complexo portuário de São Francisco do Sul, oferece soluções logísticas de alta performance e produtividade para seus clientes, tanto na importação quanto na exportação. O TESC é um terminal alfandegado pela Receita Federal do Brasil e faz continuamente investimentos em tecnologia de sistemas de segurança, equipamentos e qualificação de mão de obra, protegendo assim as cargas movimentadas e armazenadas no terminal.
O sistema de operação é totalmente integrado, desde a atracação do navio até a saída da carga. Após obras de ampliação, dragagem e aquisição de novos equipamentos, o Terminal detém estrutura altamente competitiva, privilegiando agilidade e segurança na prestação de serviços. 

“PDG Helicopters’ Squirrel fleet attains 200,000 flight hours as the Scottish on-shore helicopter operator marks its 40th anniversary”




Picture: (Ref. EXPH-0281_3396-p5 - © Eurocopter, Amelie Laurin)

Left to right :
Matthieu Louvot, Eurocopter Senior VP Support & Services
Timothy Laing, PDG Helicopters Chairman
Markus Steinke, CEO of Eurocopter UK

“Eurocopter International Services extends its operational quality management support for Starlite Aviation Ireland”
Picture: (Ref. EXPH-0281-3509-p6 © Eurocopter, Amelie Laurin)

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“CORINE: Eurocopter and SME Partners Set to Roll Out Groundbreaking Eco-Design Tool”



“CORINE : EUROCOPTER et les PME prêtes à déployer un outil d’éco-conception très innovant ”

A picture to illustrate this event enclosed.
(Ref. CDPH-3983-104, © Copyright Eurocopter, Eric Raz).

Heliops

 

Welcome to the new HeliOps VIP e-update

As a helicopter industry professional your complimentary Issue 85 of HeliOps is now available for you to download and enjoy. Just click the cover below to download to your iphone, ipad, desktop or laptop. Enjoy the latest issue!
 
 
 

Issue 85 features

COVER FEATURE: BIRD ON A WIRE
NATIONAL GRID PUTS FIRST 429 INTO UTILITY SERVICE

Bell’s well regarded 429 is already solidly established in global service but the UK’s National Grid is the first operator in the world to put a 429 into a dedicated utility role.
PASSIONATE PURSUITS
Unusually in an industry that commonly views increased utilization and multi-tasking as benchmarks of efficiency and profitability, a group of friends set up Swiss company HeliAlps and eschew that reasoning to concentrate on a single small and demanding market segment.
ROLLING ABOUT
In 1995, a close associate was fatally injured when the rescue strop he was wearing separated from the hook of a rescue hoist. The ensuing investigation revealed a well-known but little talked-about condition at the time known as ‘dynamic rollout’. The result of that investigation saw the introduction of a new rescue hook to the Australian military that is now widely used throughout the Australian industry. The question remains though, has the hard lesson been learned throughout the world’s industry?
MY INDUSTRY: GARY SPENDER
CABRI MAKES ITS MARK IN THE UK
“Not just a course for a qualification it’s a career” that’s how Captain Sarah Bowen, Managing Director and Chief Pilot of Helicentre Aviation describes the company’s approach to the training aspect of the company with the forthcoming opening of their new training academy.

  


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5ª. Reunião do APL de Defesa (Arranjo Produtivo Local)

Logo novo

CONVITE


A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, convida V. Sa. a participar da 5ª.  Reunião do APL de Defesa (Arranjo Produtivo Local), a realizar-se no dia 27 de setembro de 2013, às 9 horas, na Praça Samuel Sabatini, 50 - Paço Municipal – 19º andar - São Bernardo do Campo.

A pauta da 5ª Reunião deverá contemplar:
1)    Apresentação Parque Tecnológico de Sorocaba;
2)    Apresentação Mauá;
3)    Apresentação empresa STUFF;
4)    Informes.

Favor confirmar presença pelo email: industria@saobernardo.sp.gov.br

Jefferson José da Conceição
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo

Se necesitarán más de 29.000 nuevos aviones en los próximos 20 años

Estudio Airbus




  • Los resultados se obtuvieron del  estudio Airbus: Global Market Forecast.
  • Estudio señala que el futuro de los viajes dependerá cada vez más de la aviación. En los próximos 20 años, el tráfico aéreo crecerá un 4.7 por ciento anual, lo que requerirá más de 29.220 aviones de pasajeros y de carga nuevos.
  • El crecimiento sostenido de la industria ha permitido reducciones de consumo de combustible y de ruido de hasta un 70% en los últimos 40 años.


Chile, 24 de septiembre. A medida que la aviación se va haciendo más accesible en todo el mundo, los futuros viajes se harán cada vez más por vía aérea, en especial hacia y desde los mercados emergentes. Según el más reciente Global Market Forecast (GMF, Previsión Global de Mercado) de Airbus, en los próximos 20 años (2013-2032), el tráfico aéreo crecerá un 4.7 por ciento anual, lo que requerirá más de 29.220 aviones de pasajeros y de carga nuevosvalorados en casi 4,4 billones de dólares. Cerca de 28.350 de éstos aviones serán de pasajeros, por valor de 4,1 billones de dólares. De ellos, unos 10.400 reemplazarán aviones existentes por otros más eficientes. Con una flota actual de 17.740 aviones, significa que para el año 2032, la flota de aviones en todo el mundo se duplicará hasta casi 36.560.

El crecimiento económico, la creciente clase media, la asequibilidad, la facilidad para viajar, la urbanización, el turismo y la migración son algunos de los factores que harán aumentar la conectividad entre las personas y las regiones y la frecuencia con que viajarán. La creciente urbanización dará lugar a una duplicación de mega-ciudades, de 42 hoy en día a 89 en 2032, y el 99 por ciento del tráfico de larga distancia del mundo será entre ellas o con escala en ellas.

El crecimiento del tráfico ha llevado a un aumento del tamaño de los aviones en un 25 por ciento, con las aerolíneas seleccionando aviones más grandes o cambiando a un modelo de mayor tamaño en los ya pedidos. Los aviones más grandes como el A380, combinados con factores de carga más altos hacen un uso más eficiente del limitado número de slots (espacios asignados a cada operador), y contribuyen al aumento del número de pasajeros sin vuelos adicionales, como fue anunciado por el aeropuerto de Heathrow de Londres. El enfoque hacia el crecimiento sostenible ha permitido reducciones de consumo de combustible y de ruido de hasta un 70 por ciento en los últimos 40 años y esta tendencia continúa con innovaciones como el A320neo, el A320 Sharklet, el A380 y A350 XWB.

 También se prevé un fuerte aumento de los flujos nacionales, con un crecimiento doméstico en la India al mayor ritmo (casi del 10 por ciento), seguido por China y Brasil (7 por ciento). En general, con un tráfico mundial con una tasa media de crecimiento del 5.5 por ciento, Asia-Pacífico representará el 36 por ciento de la demanda total de nuevos aviones de pasajeros, seguida por Europa (20 por ciento) y Norteamérica (19 por ciento).

En el mercado de aviones de gran tamaño, dominado por el A380, hay una demanda de 1.334 aviones de pasajeros por valor de 519.000 millones de dólares. De ellos, se necesitará el 47 por ciento en la región de Asia-Pacífico, seguida de Oriente Medio (26 por ciento) y Europa (16 por ciento). La demanda para el A380 de la región Asia-Pacífico queda demostrada por el crecimiento de las clases medias en la región, que se cuadruplicará en 20 años.                                                                                                                                                                   
En el mercado de doble pasillo, cubierto entre otros por el A350 XWB y el A330, la demanda es de 6.779 aviones, valorados en 1.820 billones de dólares. De éstos, el 48 por ciento de las entregas será en Asia-Pacífico, seguido de Europa (15 por ciento) y Oriente Medio (13 por ciento).

El mercado de pasillo único representa el 71 por ciento de las entregas por número de unidades, con una demanda de 20.242 aviones, valorados en 1.800 billones de dólares. La región Asia-Pacífico requerirá un 34 por ciento de las entregas, seguida de Norteamérica y Europa con una demanda del el 23 por ciento cada una. El éxito global de las compañías de bajo coste (LCC) especialmente en Europa, y cada vez más en Asia, Oriente Medio y África, está ayudando a abrir nuevos mercados y dar acceso a los beneficios de los viajes en avión a los que vuelan por vez primera en estas regiones. En 2032, las LCC habrán aumentado su cuota de mercado de tráfico aéreo del actual 17 por ciento al 21 por ciento

“AVINCIS buys three new 225 helicopters from Eurocopter”




A picture to illustrate this event is enclosed (Ref. EXPH-0281-p2 © Copyright Eurocopter, Amélie Laurin)

Left : Avincis Group, Martin Whittaker - Fleet & Engineering Director
Right: Eurocopter, Dominique Maudet - Executive Officer for France, and Vice President of Global Business and Services

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Eurocopter instala primeiro heliponto na Europa com recurso de segurança para pousos em condições climáticas adversas




Empresa vai oferecer aos operadores e pilotos cursos de formação para o novo sistema, situado em Donauwörth, na Alemanha

A pista de pouso para helicópteros na sede da Eurocopter em Donauwörth, na Alemanha, é o primeiro heliponto na Europa a usar o Localizador de Desempenho com Orientação Vertical (LPV), um procedimento de aproximação por instrumentos de alta precisão com suporte de GPS.

O novo recurso suplementa os sistemas de orientação laterais convencionais, adicionando um componente vertical que permite, pela primeira vez, a visualização das orientações de abordagem e de aproximação numa tela 3D. Essa melhoria na orientação alivia a pressão sobre os pilotos e aumenta a segurança, já que os obstáculos podem ser sobrevoados com segurança, mesmo quando as condições de visibilidade são difíceis.

A licença que permite as abordagens LPV para o heliponto de Donauwörth também pode ser usada pela Eurocopter em testes dos mais recentes sistemas de navegação para uso em seus helicópteros. E isto já vem sendo feito com os modelos biturbina EC135 e EC145 T2.

Os clientes internacionais do grupo se beneficiarão com essas melhores condições para abordagens de pouso, pois seus helicópteros poderão decolar e pousar mesmo com mau tempo. A Eurocopter também vai oferecer aos operadores e pilotos cursos de formação para o novo sistema.

O procedimento de aproximação por instrumentos LPV é baseado no Serviço Europeu de Navegação por Sobreposição Geoestacionária (EGNOS), baseado em satélites, o que aumenta a precisão das informações doSistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) ao indicar o posicionamento tridimensional.

O uso da abordagem LPV é mais um indicativo da experiência da Eurocopter em adotar tecnologia de ponta para pouso de helicóptero. Mesmo antes da adoção do LPV, a companhia já era pioneira na utilização de procedimentos de abordagem inovadoras.

Em 2008, por exemplo, Donauwörth se tornou o primeiro heliponto Europeu a introduzir o RNAV por satélite (navegação de área) especificamente para o uso de helicópteros e, recentemente, a Eurocopter em Marignane (França) aprovou com sucesso o novo patamar.

Além disso, a pista especial para helicópteros da Eurocopter, na qual são realizados cerca de 6.000 decolagens e pousos por ano, é um dos poucos helipontos do mundo certificado como adequado para todas as operações de clima, de acordo com os requisitos da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).

A Helibras também está nas mídias sociais. Acesse:


Sobre a Helibras
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completa, em 2013, 35 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 700 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). A partir de 2012, está produzindo o modelo EC725 (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa. A Helibras é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 800 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2012, a empresa registrou faturamento total de R$ 351,586 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br

Sobre a Eurocopter e a EADS
Fundado em 1992, o grupo franco-alemão-espanhol Eurocopter é uma divisão do Grupo EADS e emprega aproximadamente 22 mil pessoas. Em 2012, a Eurocopter confirmou sua liderança mundial na fabricação de helicópteros com um volume de negócios de € 6,3 bilhões, encomendas de 469 novos helicópteros e 44% de participação de mercado nos segmentos civil e governamental. Os helicópteros do Grupo são responsáveis por 33% da frota mundial nos mercados civil e governamental. A forte presença internacional da Eurocopter é garantida por suas subsidiárias e participações em 21 países. Sua rede mundial de centros de serviços, de treinamento, distribuidores e agentes certificados oferecem suporte a cerca de 2.900 clientes. Atualmente, há mais de 11,7 mil helicópteros Eurocopter em operação em 148 países. A Eurocopter oferece a maior gama de helicópteros civis e militares do mundo e está totalmente comprometida com a segurança, sendo este o aspecto mais importante de seus negócios.

A EADS é um líder global nos setores aeroespacial, defesa e serviços relacionados. Em 2012, o grupo - que reúne Airbus, Astrium, Cassidian e Eurocopter / Helibras - teve uma receita de 56,5 bilhões de euros e gerou mais de 140.000 empregos no mundo.

Fortune lista presidente da TAM Linhas Aéreas entre os 40 principais jovens executivos do mundo

  


Claudia Sender aparece no ranking deste ano, que destaca
Marissa Mayer (Yahoo!), Mark Zuckerberg (Facebook)
e Will Adams, mais conhecido
como will.i.am, do Black Eyed Peas
São Paulo, 23 de setembro de 2013 — A presidente da TAM Linhas Aéreas, Claudia Sender, 38 anos, foi eleita pela revista Fortune como um dos 40 principais executivos globais abaixo de 40 anos de idade. O ranking “40 Under 40” traz nomes reconhecidos internacionalmente, como Marissa Mayer, presidente e CEO do Yahoo; Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook; e Will Adams, o will.i.am, integrante do Black Eyed Peas e criador da empresa de consultoria em tecnologia i.am.plus.
Neste ano, a lista da Fortune das pessoas mais dinâmicas, inovadoras e com maior capacidade para liderar empresas traz uma concentração inédita de mulheres: 14 ao todo. Marissa Mayer se tornou a primeira mulher a liderar o ranking.
Claudia Sender assumiu o comando da TAM Linhas Aéreas, maior companhia área do Brasil, no último mês de maio. Ela está na empresa desde dezembro de 2011, quando assumiu a Vice-Presidência Comercial e de Marketing. Depois da fusão com a LAN, passou a comandar a Unidade de Negócios Doméstica Brasil.
Engenheira química formada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Claudia tem MBA pela Harvard Business School e desenvolveu boa parte de sua carreira no setor de bens de consumo, atuando em marketing e planejamento estratégico. Antes, havia sido vice-presidente de Marketing da Whirlpool Latin America, empresa na qual atuou por sete anos, e consultora da Bain&Company, onde trabalhou em  projetos para grandes empresas de diversos setores, incluindo a própria TAM e outras companhias do setor aéreo mundial.

http://www.mailingplus.com.br/deliverer_homolog/arq/cli/arq_2241_135395.jpg
Sobre o Grupo LATAM Airlines
LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Col ômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 27 países, com uma frota de 321 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem mais de 53 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).
Cada companhia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas. Qualquer consulta deve ser feita em www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente. Mais informações em www.latamairlinesgroup.net.

CADASTRO GERAL DA INDÚSTRIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Srs. empresários e empresárias do setor industrial de São Bernardo do Campo


ASSUNTO: CADASTRO GERAL DA INDÚSTRIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO



Temos a grata satisfação de informar a realização, pela Prefeitura de São Bernardo do Campo por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, do Cadastro Geral da Indústria (CGI) do município. Este diagnóstico conta com o apoio do CIESP de São Bernardo do Campo.


Trata-se de uma radiografia deste setor fundamental de nossa  economia. O levantamento será executado pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS, que possui ampla experiência em trabalhos desse gênero em toda a Região do ABC.


O Cadastro Geral da Indústria (CGI) será  instrumento precioso para o setor privado e também para o governo municipal. Destacamos que o levantamento NÃO tem a finalidade de fiscalização.


Abaixo, a metodologia e outras informações relevantes.


Enfatizamos a importância da colaboração dos Srs(as) Empresários(as)  atenderem os pesquisadores da USCS, que estarão devidamente identificados.


Pedimos a todos que dediquem parte de seu tempo (ou de diretores indicados para isso), para responder ao questionário.


Agradecemos antecipadamente pela cooperação.


JEFFERSON JOSÉ DA CONCEIÇÃO
Secretário de Desenvolvimento Econômico,
Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo 


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CADASTRO GERAL DA INDÚSTRIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

1.     INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS

Realização: Prefeitura de São Bernardo do Campo – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo

Execução: Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Parceiro: CIESP – Diretoria Regional de São Bernardo do Campo

Apoiadores: Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC; Sindicato dos Químicos do ABC; Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC; Consórcio Intermunicipal Grande ABC

2.     IMPORTÂNCIA PARA O SETOR PRIVADO

Conhecer em profundidade e amplitude o setor industrial do município; uma “fotografia” panorâmica do setor

Cruzar dados, de forma a detectar quem produz; o que; onde compra; onde vende (mapear a “abecedização” das cadeias produtivas locais)

Dinamizar a aproximação entre fornecedores e clientes industriais – ex.: caixas de papelão X bens industriais; serviços de engenharia X produção

Fornecer aos Arranjos Produtivos Locais (APL’s) mais informação e possibilidades de envolver mais empresas e mais segmentos produtivos nas suas ações

3.     IMPORTÂNCIA PARA O SETOR PÚBLICO

Conhecer em profundidade e amplitude o setor industrial do município, uma “fotografia” panorâmica

Elaborar políticas específicas de fortalecimento da indústria e de cadeias produtivas determinadas, inclusive para estimular negócios com empresas de São Bernardo do Campo

4.     O QUE É

Levantamento geral de todos os estabelecimentos industriais do município, com informações de contato, produção, insumos, mercados e outras.

5.     PRODUTO

Catálogo das indústrias locais.

Em um segundo momento, o catálogo será disponibilizado em meio impresso e virtual.

6.     INFORMAÇÕES MAIS RELEVANTES DE CADA EMPRESA

·          O que produz

·          Quais insumos consome

·          O que descarta e como dispõe os resíduos

·          Principais mercados consumidores (ABC, SP, Brasil, internacional)

·          Principais mercados fornecedores de insumos (idem)

·          Composição da força de trabalho (n o de pessoas, gênero, escolaridade, qualificação)

·          Relação com Universidades, Pesquisa e Tecnologia

·          Relação com Petróleo&Gás e Indústria de Defesa



7.     O QUE NÃO É

·          Instrumento de fiscalização

Þ     Informações não são obrigatórias

Þ     Entrevistados podem assinalar confidencialidade (informação para divulgação somente em forma agregada, não individualizada)



8.     METODOLOGIA

Levantamento de campo em todos os estabelecimentos cadastrados – os pesquisadores visitarão in loco as quadras para localizar outros estabelecimentos.

Questionário preenchido pelo pesquisador em entrevistas com os gerentes/diretores.

Tabulação – USCS.

9.     VALOR DO CONTRATO

R$ 395.000,00 – assinatura em 4/set/2013.

10. PRAZO

A divulgação está prevista para o início de 2014.

11. ABRANGÊNCIA

Atual : todo o município.

No conteúdo : alinhado com o Plano Brasil Maior (prevê diagnósticos precisos de segmentos-chave industriais, levanta relação com Pesquisa e Tecnologia; identifica ligações com Defesa e Petróleo&Gás (estratégia local / nacional).

No impacto : O maior estado industrial do Brasil – São Paulo – não dispõe de um levantamento dessa natureza. No ABC, as iniciativas anteriores foram a PAEP-ABC (anos 1990) e um Cadastro Industrial elaborado por empresa privada em 2001. O CGI será uma referência para a Região e para o estado de SP.

12.  PRODUTO RELACIONADO

Inventário da Oferta Tecnológica no Grande ABC (Agência / Consórcio).

13.  O QUE SE CONHECE

Valor Adicionado da Indústria em São Bernardo do Campo (IBGE-2010): R$ 13 bilhões (44,5% do Grande ABC e 4,3% do estado de SP).

Número de estabelecimentos (RAIS, 2011): 1602 

Empregados na Indústria (RAIS, 2011): 104.788 (38,8% do Grande ABC).

“Eurocopter reinforces its capabilities in the U.S. with the installation of an AS350 assembly line”





A photo of an AS350 in flight is attached (Copyright  © American Eurocopter)

P-3AM defende polo naval de Rio Grande em conflito simulado



O patrulheiro P-3AM é a aeronave da FAB que atua na defesa do pré-sal  1º/7º GAVO polo naval de Rio Grande é conhecido pela fabricação de plataformas que são destinadas à exploração de petróleo na região do pré-sal, na Bacia de Santos. A maior plataforma semissubmersível do Brasil, a P-55, foi inaugurada esta semana, e estão previstas, ainda, as construções dos modelos P-75 e P-77. Para defender uma área tão estratégica para o país, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha do Brasil fazem exercícios simulados no Porto de Rio Grande na Operação Laçador. A aeronave P-3AM, do Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1o/7GAV), o Esquadrão Orungan, foi destacada para as missões.
De acordo com o Comandante da aeronave, Major Aviador Allan Davis Cabral da Costa, o P-3AM percorreu uma área marítima de 71.133 km2 nas primeiras missões, desde a Bacia Petrolífera do Paraná até a região do Porto de Rio Grande.

“O P-3AM possui a autonomia de até 16 horas de voo, velocidade e sensores embarcados no estado da arte, e pode cobrir uma extensa área sobre o mar. Assim, pode identificar com precisão os tráfegos de navios mercantes dos tráfegos de navios militares, sendo estes amigos ou não”, explica o militar.

Na Operação Laçador a aeronave P-3AM realiza missões de patrulha marítima na região do Porto do Rio Grande. Uma das missões do guardião do pré-sal é proteger com as outras Forças Armadas os cerca de 3,5 milhões de kmda Zona Econômica Exclusiva do país.
“A partir do que for captado nos sensores, a aeronave pode fornecer informações que ajudam os navios da Marinha na defesa de áreas julgadas de interesse nacional, como os principais portos e bacias petrolíferas do país. É por essa razão que o P-3AM é reconhecido como o guardião do pré-sal”, conta o Major Allan.

Além dos P-3AM, as aeronaves de Patrulha P-95B Bandeirulha do Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (2º/7° GAV), o Esquadrão Phoenix, também participam da Operação Laçador.