terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O QUE É PERIODONTITE?

Periodontite é uma doença inflamatória dos tecidos periodontais que pode resultar em uma perda gradual do dente e estruturas de suporte.

CAUSA DA PERIODONTITE

As bactérias e respectivas toxinas podem proliferar e causar o surgimento de placas bacterianas. Se a placa não for removida através de uma boa higiene bucal, temos o aparecimento de tártaros causado por depósitos minerais. O uso de uma escova de dentes normal não é mais suficiente; para remover os depósitos é necessária uma limpeza feita por um dentista ou profissional do ramo. Se for deixado tártaro, o processo inflamatório pode continuar a desenvolver-se.
Leia abaixo sobre os diferentes estágios da periodontite. Observe que somente alguns pacientes têm estes sintomas avançados da doença inflamatória. Consulte sempre seu dentista, caso não tenha certeza das condições de suas gengivas.

ESTÁGIOS DA PERIODONTITE

Nos estágios avançados da periodontite, as fibras e o osso da mandíbula que seguram os dentes se atrofiam. Isto resulta no amolecimento dos dentes e, na pior das hipóteses, à perda dos mesmos.

1. LEVE

Mild inflammation of the gums caused by plaque and tartar formation
A placa acumula-se no dente, à margem da gengiva. A gengiva ficainflamada e começa a sangrar.

2. MODERADA

Severe inflammation of the periodontium (periodontitis)
A margem da gengiva se solta do dente, as bactérias se multiplicam, a placa adere ao tártaro e o osso adjacente atrofia.

3. SEVERA

Massive inflammation and atrophy of the periodontium
A gengiva retrai. O osso da mandíbula e as fibras do dente continuam atrofiando, o dente amolece e pode cair.