terça-feira, 5 de setembro de 2017

EsIE coordena exercício internacional de DQBRN


No dia 31 de agosto de 2017, a Escola de Instrução Especializada (EsIE) coordenou e conduziu a parte final do IV Exercício Regional em Assistência e Proteção para Estados Partes da Região da América Latina e do Caribe (ExBRALC), dentro do contexto de Defesa Química Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN).
A atividade materializa o compromisso firmado pelo Estado Brasileiro, por meio do Ministério da Defesa (MD), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), com a Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ) no sentido de capacitar recursos humanos na área de Assistência e Proteção em Resposta a Emergências Químicas.
Para tanto, os especialistas em DQBRN da Escola, em parceria com outros integrantes do Sistema DQBRN brasileiro, proporcionaram aos participantes do evento o adestramento prático acerca  do Sistema de Comando de Incidente (SCI), aplicado à resposta a um incidente com desastre em massa; além da observação de uma simulação atinente ao trabalho interagências, no caso de ocorrência de incidente com agente químico tóxico. 
A EsIE é a célula-mater do referido sistema, no âmbito da Forças Armadas Brasileiras, e constitui-se  como a principal capacitadora de recursos humanos, para este fim, na América do Sul.
Participaram desta capacitação militares das Forças Armadas, das Forças Auxiliares e civis do Brasil, Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.