segunda-feira, 19 de março de 2018

Iveco Veículos de Defesa entrega VBTP-MR 6x6 Guarani de nº 300.

Brasil confirma missão de paz ONU na República Centro Africana.


































































O Exército Brasileiro recebeu na última sexta-feira (16/03), a unidade nº 300 do Veículo Blindado de Transporte de Pessoal  Médio Sobre Rodas 6x6 Guarani, fabricado pela Iveco Veículos de Defesa, em Sete Lagoas (MG).

A cerimônia aconteceu no complexo industrial da montadora na cidade e contou com a presença do ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique de Oliveira, do Chefe do Estado Maior do Exército Brasileiro, general Fernando Azevedo e Silva, do Comandante Logístico do Exército Brasileiro, general Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira; do Chefe do Escritório de Projetos do Exército Brasileiro, general Guido Amin Neves, e do presidente da CNH Industrial para a América Latina, Vilmar Fistarol, entre outras autoridades civis, militares e convidados.

O Guarani é uma parceria da Iveco Veículos de Defesa com o Exército Brasileiro (proprietário intelectual do desenho e concepção do veículo) e representa um dos principais projetos estratégicos das forças terrestres brasileiras.

O contrato estabelece um total de 2.000 veículos a serem fabricados em diferentes versões, e recebeu adequações impostas pelos contingenciamentos no orçamento das Forças Armadas, causando inúmeros óbices e dificuldades para a Iveco.

Cada Guarani demanda 1.300 horas de trabalho para ficar pronto, e traz consigo uma miríade de fornecedores brasileiros de partes, peças e componentes, existe toda uma cadeia logística que é bastante penalizada a cada contingenciamento ou corte no orçamento militar.

Isso foi reafirmado por Vilmar Fistarol de forma enfática ao ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique de Oliveira.

No seu discurso, o comandante logístico, general Theophilo, falou sobre o sucesso na implementação do veículo (entregas a cinco brigadas em andamento), sobre a qualificação de pessoal no Centro de Instrução de Blindados (manutenção e formação de tripulantes/operadores), e sobre o emprego do Guarani em operações nas fronteiras e missões GLO no Rio de Janeiro.

Um dado importante citado pelo militar, a suplementação orçamentária autorizada pela Governo Federal ao final de 2017 foi fundamental para permitir um arranjo de produção para 60 Guarani por ano (lrp ou low rate production de cinco exemplares por mês - originalmente, a fábrica de Sete Lagoas foi dimensionada para fabricar 100 Guarani/ano)

Theophilo também afirmou no seu discurso que o Reconhecimento do TO (teatro de operações) na República Centro Africana começará em abril próximo, preparando o caminho para as primeiras ações brasileiras que deverão ocorrer ainda no 2º semestre do ano corrente.

Exatamente por isso, Exército e Iveco aguardam sinal verde orçamentário para o inicio da produção do Iveco LMV, blindado sobre rodas selecionado para emprego justamente em missões de alto risco como a que se apresenta na MINUSCA.

Novidades do Programa Guarani

A reportagem de Infodefensa observou um interessante desenvolvimento, o "Meio Auxiliar de Instrução" ou MAI, a grosso modo uma reprodução em escala real do posto do motorista do Guarani (cabine), acoplado a uma unidade auxiliar de energia (APU) que fica ao lado.

Sobre o veículo 300, esse é um número simbólico, pois existem mais de 50 outros blindados prontos (observados e contados na fábrica), aguardando para serem entregues, incluindo o 300.

Em fase de produção, foi observado o VBTP-MR 6x6 nº 332 (soldagem do escafo), e existem muitas peças cortadas e componentes armazenados e disponíveis para a fabricação dos subsequentes.

Roberto Caiafa, texto e foto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!